Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

Uma paciente de 32 anos de idade, obesa (IMC 38 Kg/m²), diabética tipo II e em uso de hipoglicemiante oral, em tratamento de transtorno depressivo maior (bem controlado), comparece ao consultório médico demonstrando interesse em realizar cirurgia bariátrica para emagrecer, pois gostaria de reduzir o peso por questões estéticas.

A respeito desse caso clínico e da cirurgia bariátrica, e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O quadro de depressão maior da referida paciente não contraindica a cirurgia bariátrica, pois se encontra em tratamento, com a doença bem controlada.

Um paciente de 58 anos de idade, negro, chega à emergência levado pela esposa por estar sonolento, queixando-se de cefaleia de forte intensidade, fadiga e episódios de náuseas seguidos de vômito de forte intensidade. A esposa relata que os sintomas se iniciaram no dia e vêm apresentando piora progressiva. Nega queixas de dor torácica e (ou) precordial, e também nega queixas álgicas abdominais. O paciente refere quadro prévio de hipertensão arterial e está em uso de anti-hipertensivos. A esposa relata que ele se queixa de episódios frequentes de cefaleia no último ano e que tem estado “muito estranho” nos últimos três meses, apresentando ações inconsequentes até nas pequenas decisões diárias. Ao exame, apresenta-se em estado geral regular, acordado e conversando, porém com aspecto sonolento, ventilando espontaneamente em ar ambiente. Apresenta ausculta cardíaca e pulmonar sem particularidades. Sinais vitais: FC = 58 bpm; FR = 22 irpm; PA = 190 mmHg x 125 mmHg; SatO 2 = 97%; e temperatura axilar (Tax) = 38,6 ºC.

Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Uma punção liquórica com hipoglicorraquia, hiperproteinorraquia e alta celularidade com predomínio de neutrófilos falaria a favor de uma meningite de origem bacteriana.

Um paciente de 83 anos de idade, tabagista (consumiu 1 maço/dia durante 50 anos), já diagnosticado previamente com quadro de DPOC, chegou à emergência levado pela filha. Refere queixa de tosse produtiva, com aumento da frequência de tosse e escarro, apresentando fadiga e sensação de mal-estar. A filha relata que o paciente já apresentou dois episódios semelhantes durante o ano, sendo tratado com antibioticoterapia. Leva consigo uma espirometria recente, com VEF1 = 47% do previsto e VEF1/CVF < 70%. O paciente apresenta-se em regular estado geral, dispneico, sonolento e confuso, com presença de roncos e estertores difusos à ausculta pulmonar. Observam-se temperatura axilar (Tax) = 38,1 ºC, FR = 32 irpm, Sat = 92% e PA = 110 mmHg x 65 mmHg, FC = 110 bpm.

No que se refere a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Quanto à estratificação de gravidade do DPOC proposta pelo guideline Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD), a espirometria do paciente o encaixa no estadiamento GOLD II.

H. C. S., primeiro filho de C. C. S., realizou acompanhamento de puericultura em posto de saúde desde a primeira consulta pós-natal até atualmente, quando tem 8 anos de idade. Ao longo desse acompanhamento, as variações antropométricas foram registradas nas curvas de crescimento (peso para idade, estatura/altura para a idade, IMC para a idade), e o desenvolvimento psiconeuromotor foi avaliado. Na primeira consulta, foi verificada história de parto vaginal laborioso, mas não havia histórico de outras complicações gestacionais ou periparto. Atualmente, nas curvas antropométricas, observam-se z-score de +3,34 no IMC para a idade e z-score de -1,75 na altura para a idade.

Considerando as várias consultas realizadas nesse período, os raciocínios diagnósticos e as condutas a serem tomadas frente ao crescimento e desenvolvimento normal e patológico, julgue os itens a seguir.

Na primeira consulta de puericultura, estaria recomendada a realização dos testes de Ortolani e Barlow para avaliação de fratura de clavícula intraparto e de destacamento do plexo braquial, respectivamente.

Certo paciente de 12 meses de vida é levado ao pronto atendimento por histórico de sete dias de tosse e secreção nasal, com febre que se iniciou há 48 horas. Ao exame físico, observam-se amígdalas hiperemiadas e com secreção exsudativa bilateralmente, além de linfonodomegalia cervical e baço palpável. Ao exame físico, verificam-se FC de 90 bpm, FR de 16 irpm e saturação de oxigênio de 99%.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Quando essa doença apresentar-se em escolares, e também houver esplenomegalia, é prudente afastá-los da prática dos esportes de contato.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis