Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

#Questão 831381 - Medicina, Medicina Legal, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Programa de Residência Médica em Hepatologia (Pré

Considere um paciente de 71 anos de idade, portador sabidamente de hepatite por vírus C há mais de 10 anos, sem seguimento ou tratamento. Procurou atendimento médico por dor abdominal e, no achado de tomografia abdominal, evidenciam-se cirrose hepática, trombose de veia porta, ascite, esplenomegalia e nódulo hepático SIII. RNM com primovist mostra infiltração extensa SIII e SIV e trombose extensa de veia porta. Alfafetoproteína 53.000 U/L.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Para indicação terapêutica desse caso, é indicada a realização de biópsia hepática.

#Questão 831382 - Medicina, Medicina Legal, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Programa de Residência Médica em Hepatologia (Pré

Considere um paciente de 71 anos de idade, portador sabidamente de hepatite por vírus C há mais de 10 anos, sem seguimento ou tratamento. Procurou atendimento médico por dor abdominal e, no achado de tomografia abdominal, evidenciam-se cirrose hepática, trombose de veia porta, ascite, esplenomegalia e nódulo hepático SIII. RNM com primovist mostra infiltração extensa SIII e SIV e trombose extensa de veia porta. Alfafetoproteína 53.000 U/L.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O transplante hepático para esse paciente é contraindicado devido a idade maior de 70 anos.

#Questão 831384 - Medicina, Medicina Legal, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Pré

Um paciente de 8 anos de idade, com paralisia cerebral, restrito ao leito, é levado ao pronto atendimento pediátrico com histórico de tosse e gemência há dois dias, febre não aferida. Durante o transporte na ambulância, o paciente apresentou parada cardiorrespiratória, sendo as compressões torácicas iniciadas pelo socorrista. À chegada, não há pulso ou frequência respiratória detectáveis, e a oximetria ainda não está disponível. O paciente pesa 15 kg.

Com relação a esse caso clínico e considerando as recomendações do Pediatric Advanced Life Support, julgue os itens a seguir.

A realização da intubação orotraqueal é a primeira medida a ser realizada.

Determinada paciente de 56 anos de idade estava na própria casa, que se encontra em reforma, quando uma das paredes que estava sendo desmanchada pelos pedreiros cedeu e a atingiu, prensando a perna direita dela contra o chão, tornando a mobilização do membro impossível por causa do peso do material. A paciente foi prontamente socorrida pelos pedreiros, que chamaram a ambulância, porém não retiraram a parede de cima da perna dela com medo de machucá-la mais. Essa paciente deu entrada no pronto-socorro levada pelo SAMU, cerca de três horas após o incidente, pois encontrava-se em uma cidade sem hospital e em um local de difícil acesso para a equipe de resgate. À chegada, apresentava rotação externa de tornozelo e pé direitos, sem lesões de continuidade na pele, porém com edema importante de partes moles abaixo do joelho, hiperemia local e muita dor ao exame do local.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A síndrome compartimental deve ser uma hipótese diagnóstica nesse caso, pois há sinais de fratura de tíbia, e o mecanismo da lesão deu-se por importante esmagamento muscular.

Um paciente de 65 anos de idade, tabagista pesado (dois maços de cigarro por dia) há mais de 15 anos, apresenta tosse e dispneia em atendimento no pronto-socorro. Os raios X de tórax demonstram lesão de 2 cm no segmento anterior do lobo superior esquerdo. Ao exame físico, verificam-se sibilos expiratórios e estertores crepitantes em bases à ausculta pulmonar, frequência respiratória de 28 mrpm, frequência cardíaca de 75 bpm e saturação de O2 de 88% em ar ambiente.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A maior parte dos casos de câncer de pulmão, atualmente, é diagnosticada antes do aparecimento dos sintomas por causa dos recursos disponíveis.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis