Questões de Matemática Financeira do ano 2006

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Listagem de Questões de Matemática Financeira do ano 2006

Considere uma série de 5 aplicações mensais, iguais e consecutivas de R$ 2.000,00 cada uma, à taxa de juros compostos de 5% ao mês. Sabendo que a primeira parcela é aplicada ao final do primeiro mês, e tomando 1,28 como valor aproximado para (1,05)5 e 0,78 para (1,05)-5, julgue os próximos itens.

O montante dessa série ao final do quinto mês é superior a R$ 12.000,00.

Carlos comprou, hoje, mercadorias no valor de R$ 20.000,00, a serem pagas em três parcelas. Ele pagou 15% desse valor à vista e comprometeu-se a pagar R$ 12.000,00 ao final do sexto mês e o resto da dívida ao final do décimo segundo mês.

Quanto à situação hipotética acima, supondo que seja cobrada, na transação realizada por Carlos, taxa de juros compostos de 6% ao mês, e tomando 1,42 como valor aproximado para (1,06)6, julgue os itens que se seguem.

O valor pago à vista por Carlos foi inferior a R$ 2.800,00.

A tabela abaixo apresenta uma série de projetos de investimentos. Dado que exige uma restrição orçamentária de R$ 5.500,00. Quais projetos deverão ser escolhidos através do método do índice de rentabilidade?

Em uma unidade da Federação, no ano passado, 5.000 investidores aplicaram seus recursos em agronegócios. Entre esses, 35% investiram em negócios relacionados a fruticultura, sendo que apenas 26% destes investiram em frutas cítricas. Nessa situação, o número de investidores que aplicaram seus recursos em negócios relacionados à fruticultura de frutas não-cítricas é igual a

O gráfico I mostra como seria, inicialmente, a distribuição porcentual da verba publicitária total de uma empresa para 2007, sendo que, somente para a TV aberta, estavam destinados 9 milhões de reais. Posteriormente, a diretoria reformulou conceitos e estratégias e estabeleceu uma nova distribuição porcentual da verba total conforme mostra o gráfico II, sendo que não houve alteração no valor total da verba publicitária inicialmente prevista. Com a nova distribuição, a soma dos valores destinados à publicidade na Internet e na Tv a cabo superou a soma dos valores inicialmente previstos para esse fim em

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