Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da IBFC

A Portaria MS nº 1.353, de 13.06.2011 aprovou o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos. Considerando essa legislação, analise as sentenças abaixo e assinale v(verdadeiro) ou F(falso):

( ) A frequência máxima admitida e o intervalo entre as doações são de três doações anuais para o homem e de duas doações anuais para a mulher, exceto em circunstâncias especiais que devem ser avaliadas e aprovadas pelo responsável técnico.

( ) O doador de sangue ou componentes deve ter idade máxima de 64 anos, 11 meses e 29 dias.

( ) O peso mínimo para um candidato a doador ser aceito para a doação é de 50 kg.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Segundo a resolução CONFEA 317/ de 31/10/1986, considera-se ___________ do profissional toda a experiência por ele adquirida ao longo de sua vida profissional, compatível com as suas atribuições, desde que anotada a respectiva responsabilidade técnica nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

A Saúde do Trabalhador constitui uma das áreas da Saúde Pública, caracterizando-se por ter como objeto de estudo e intervenção as relações entre o trabalho e a saúde. Seus objetivos compreendem a promoção e a proteção da saúde do trabalhador, desenvolvidos, entre outras ações, por meio da vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, dos agravos à saúde do trabalhador e a organização e prestação da assistência aos trabalhadores, nela compreendidos os procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada, no Sistema único de Saúde (SUS) (Brasil, 2012). Nesse contexto, a vigilância a saúde da mulher constitui fator de extrema importância, em razão de sua inserção no mercado de trabalho e das dificuldades em acessar os serviços de saúde em função do trabalho. Considerando as afirmativas, o enfermeiro do trabalho, tem por responsabilidade assegurar as mulheres trabalhadoras, orientações que visem à promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos. Com destaque para as ações de prevenção que orientações deveriam ser disponibilizadas pelo enfermeiro do trabalho, segundo referencial do Instituto nacional do Câncer (INCA) em relação à indicação e periodicidade da coleta do exame de citologia oncótica do colo de útero é incorreto afirmar:

Segundo a legislação atual (Resol. CNE/CP Nº 1/2006), a formação do Pedagogo para atuação em instituições escolares e não escolares poderá ser realizada e obtida:

I- Ensino Médio – formação específica para o Magistério.

II- Ensino Superior – Licenciatura: qualquer curso.

III- Especialização (Lato Sensu) em formação docente.

IV- Ensino Superior – Licenciatura em Pedagogia.

A Resolução COFEN nº 272/2002, art. 2º afirma que a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE - deve ocorrer em toda instituição da saúde, pública e privada. A SAE permite ao enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científicos na prática assistencial, qualificando o cuidado e a organização das condições necessárias para que ele seja realizado. O Processo de Enfermagem (PE), considerado a base de sustentação da SAE, é constituído por fases ou etapas que envolvem:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis