Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da IBFC

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Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da IBFC

Sobre a educação no Brasil, considere as afirmações abaixo.

I. Atualmente se observa a concepção histórico-social, contemporânea, de educação, influenciada por diversas concepções teóricas, como o marxismo e a dialética.

II. As atuais concepções educacionais tendem a considerar os indivíduos como seres sociais.

III. A função da escola, atualmente, deve ser formar cidadãos conscientes do objetivo de manter o status quo.

Está correto o que se afirma somente em

Em função da amplitude dos tópicos abordados e do modo como eles estão organizados, há a possibilidade de os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) serem usados, pelo professor, com diversos propósitos. Com base nessa concepção, assinale a alternativa que não representa uma possibilidade de utilização dos PCNs pelo docente.

As afirmações abaixo se referem a avaliações de larga escala nacionais e internacionais. Considere o conteúdo de cada, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. O SAEB - O Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por duas avaliações complementares a cada dois anos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a (Anresc) - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar. Embora utilizem a mesma metodologia, a diferença entre elas é que a primeira é censitária e a segunda é feita por amostragem.

II. A Prova Brasil faz parte do Saeb e avalia alunos de 5° e 9° anos do ensino fundamental, da rede pública e urbana de ensino de forma censitária, oferecendo resultados de cada escola participante, das redes no âmbito dos municípios, dos estados, das regiões e do Brasil. O Saeb, por sua vez, é uma avaliação por amostra, razão pela qual não apresenta resultados por escola e por município.

III. O Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) é um estudo mundial realizado pela Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE) para aferir o desempenho dos alunos de 15 anos de idade nos componentes de matemática, ciência e leitura, sendo repetido a cada dois anos. Os dados têm sido utilizados tanto para ranquear o posicionamento dos países participantes e quanto para medir o impacto da qualidade da educação sobre os rendimentos e crescimento das nações.

IV. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo principal de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. Além de assumir caráter de exame de certificação, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior a partir de 2009.

As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:

Em relação ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior(SINAES), analise as afirmativas abaixo.

I. Os objetivos do SINAES são a melhoria da qualidade da Educação Superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e a promoção do aprofundamento dos compromissos e das responsabilidades sociais das Instituições de Educação Superior.

II. O SINAES desenvolve-se em cooperação com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal.

III. O SINAES visa a assegurar processo nacional de avaliação das Instituições de Educação Superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.

Está correto o que se afirma

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