Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da Banca não informada

Analise as seguintes afirmativas sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) aprovada pela Portaria MS/GM 648/06 em março de 2006, que promove a revisão de diretrizes e normas para a coordenação do cuidado, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O fonoaudiólogo integra a equipe mínima proposta para a estratégia de saúde da família pela PNAB, e sua atuação engloba ações de promoção, proteção e recuperação da saúde nos diversos aspectos relacionados à comunicação humana.

( ) Em relação às atribuições gerais, o fonoaudiólogo deve atuar junto à equipe e ao território, por meio de participações em reuniões e contribuindo para a análise da situação de saúde, incluindo aspectos que possam interferir na comunicação humana.

( ) A atuação deve incluir atividades de promoção e proteção da saúde relativas à comunicação humana e à realização de visitas e de atendimentos domiciliares, além de propor e executar ações intersetoriais junto aos equipamentos do território.

( ) Como exemplo de ações desenvolvidas pelo fonoaudiólogo, estão as ações de educação permanente, como a orientação, e o acompanhamento dos agentes comunitários de saúde.

Assinale a sequência CORRETA.

Sobre a Política Nacional de Aleitamento Materno, considere as afirmativas a seguir.

I. Tem como objetivos promover, proteger e apoiar a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade.

II. O aleitamento materno complementado deve ser estimulado até, no máximo, o final do primeiro ano de vida, idade em que a criança está apta a se alimentar em todas as consistências.

III. A inclusão do fonoaudiólogo deve ocorrer na equipe de trabalho com as gestantes em pré-natal e no seguimento do desenvolvimento do bebê na Unidade Básica de Saúde.

Estão corretas as afirmativas:

Segundo a PORTARIA Nº 665, de 12 de abril de 2012, do Ministério da Saúde, a Unidade de Cuidado Integral ao AVC (U-AVC Integral) deve monitorar e registrar os seguintes indicadores assistenciais e de processo, EXCETO:

Entende-se por U-AVC Agudo a unidade de cuidados clínicos multiprofissional com, no mínimo, 5 (cinco) leitos no mesmo espaço físico, coordenada por neurologista, dedicada ao cuidado aos pacientes acometidos pelo acidente vascular cerebral (isquêmico, hemorrágico ou ataque isquêmico transitório), durante a fase aguda (até 72 horas da internação), e que oferece tratamento trombolítico endovenoso. Analise as afirmativas a seguir sobre os recursos materiais / humanos obrigatórios a cada U-AVC Agudo, segundo a PORTARIA Nº 665, de 12 de abril de 2012, do Ministério da Saúde.

I. Um equipamento para infusão contínua e controlada de fluidos para cada leito, com reserva operacional de um equipamento para cada três leitos.

II. Suporte de neurologista, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados. III. Um monitor de beira de leito para monitorização contínua de frequência cardíaca, cardioscopia, oximetria de pulso e pressão não invasiva, frequência respiratória e temperatura, para cada dois leitos.

IV. Uma maca para transporte, com grades laterais, suporte para soluções parenterais e suporte para cilindro de oxigênio para cada unidade.

Segundo essa portaria, são recursos materiais / humanos obrigatórios a cada U-AVC agudo o que se afirma em:

O acidente vascular cerebral (AVC) pode ocasionar limitações em atividades motoras e funcionais, como manter-se sentado, passar de sentado para de pé e manter-se em posição ortostática.

De acordo com as condutas sugeridas pelas Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Acidente Vascular Cerebral do Ministério da Saúde (Brasília, 2013), é correto afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis