Questões sobre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA

O Diagnóstico Rural Participativo (DRP) surgiu, na década de 1980, como um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para superar as deficiências que foram observadas nas estratégias de transferência de tecnologia que caracterizaram a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), até a década de 1970. Em relação às características do DRP, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Procura avaliar problemas e oportunidades de solução.

( ) Permite identificar aspectos específicos de gênero.

( ) Usa como fontes apenas as que consideram a participação das comunidades, por serem mais contextualizadas.

( ) Identifica as necessidades de transferência de novas tecnologias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que por muito tempo transformou os agricultores em “repositórios vazios” prontos a receberem os conhecimentos técnicos dos extensionistas, hoje é pensada como processo de educação. Assinale a única alternativa INCORRETA quanto a ATER, vista pela perspectiva da educação.

Os Planos Plurianuais de Atenção à Sanidade Agropecuária definem as metas, as responsabilidades respectivas de cada instância, os recursos necessários, inclusive contrapartidas financeiras, e fontes de financiamento, que devem ser elaborados a cada

Com base nas Diretrizes para Ação Extensionista, através da Gestão do Processo de Planejamento da EMATER/RS-ASCAR, no que diz respeito à função, estratégias de ação, metodologia e processo de ATER, podemos dizer que a sua função primordial é a prestação:

A Instrução Normativa 50 (IN 50/13), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, altera a lista de doenças passíveis de aplicação de medidas de defesa sanitária animal, conforme prevê o art. 61 do Decreto nº 24.458/34. As doenças presentes na Lista de Notificação Obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial devem ser notificadas, obrigatoriamente, por qualquer cidadão, bem como por todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal. A IN 50/13 divide as notificações em: imediata – para casos suspeitos ou diagnosticados de doenças erradicadas ou nunca registrada no País; imediata – para qualquer caso suspeito; imediata – para qualquer caso confirmado; e, mensais – para qualquer caso confirmado. Assinale a alternativa que apresenta somente doenças que necessitam de notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial quando da ocorrência de qualquer caso suspeito.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis