Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais do ano 2012

A respeito das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental, assinale a opção incorreta.

Considerando os saberes e os valores da sustentabilidade, a diversidade de manifestações da vida, os princípios e os objetivos estabelecidos, o planejamento curricular e a gestão da instituição de ensino devem estimular:

A respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao fi nal, assinale a opção correspondente. ( ) As diretrizes têm como meta a educação de cidadãos atuantes no seio da sociedade brasileira, vista como multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática, por meio de relações étnicosociais positivas.

( ) O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana visa a inteirar os brasileiros das contribuições destes povos para a formação de nosso país e marcar sua hegemonia.

( ) O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana dar-se-á por meio de convênio com grupos culturais, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, responsáveis pelos conteúdos e seu desenvolvimento.

( ) As instituições de educação superior devem incluir em seus conteúdos de disciplinas e de atividades curriculares a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.

( ) Os órgãos colegiados dos estabelecimentos de ensino terão, em seus fi ns e responsabilidades, o exame e encaminhamento de solução de situações de discriminação, buscando criar situações efetivas para a valorização e o respeito à diversidade.

Associe os elementos do aprender em situações orientadas, previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, com as defi nições dadas. Ao fi nal, assinale a opção correspondente.

1) Interação

2) Diversidade e Individualidade

3) Aprendizagem signifi cativa e conhecimentos prévios

4) Resolução de problemas

5) Proximidade com as práticas sociais reais

( ) A oferta de situações de aprendizagem às crianças deve considerar suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas, bem como os conhecimentos que possuem acerca dos diversos assuntos.

( ) As situações de aprendizagem devem reproduzir contextos cotidianos relacionados a sua função real, onde escrever, ler e contar sejam traduções de necessidades.

( ) O ambiente social oferece ocasiões únicas para elaborar estratégias de pensamento e de ação, possibilitando a ampliação das hipóteses infantis, além de promover relações entre as crianças e seus grupos e ocasionar a socialização das descobertas.

( ) Exige intensa atividade interna de correlação de conhecimentos, estabelecendo relações entre conhecimentos existentes e novas informações, por meio dos recursos que lhes são disponibilizados.

( ) Exigem situações que possibilitam traduzir novos conhecimentos a partir dos que já possuem e em interação com novos desafi os. A busca de soluções discutida cria novas possibilidades de aprendizagem.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio contextualizam uma nova visão de Ensino Médio, a respeito deste assunto, assinale a opção correta.

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis