Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais

Considerando os conceitos relacionados a Ativo Imobilizado definidos no CPC 27, analise as seguintes assertivas:

I. Valor Contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido após a dedução da depreciação e da perda por redução ao valor recuperável acumulada.

II. Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo de sua vida útil.

III. Valor Justo é o valor presente dos fluxos de caixa que a entidade espera obter com o uso contínuo de um ativo e com a alienação ao final da sua vida útil.

Quais estão INCORRETAS?

De acordo com os conceitos relacionados à depreciação definidos no CPC 27, analise as seguintes assertivas:

I. O valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada.

II. O valor residual e a vida útil de um ativo são revisados pelo menos ao final de cada exercício, e, se as expectativas diferirem das estimativas anteriores, a mudança deve ser contabilizada como mudança de estimativa contábil.

III. Vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem o método da linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas.

Quais estão corretas?

Quanto às informações apresentadas no Balanço Patrimonial, conforme CPC 26 Apresentação das Demonstrações Contábeis, analise as seguintes assertivas:

I. O ativo não circulante deve ser subdividido em realizável em longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

II. A entidade deve apresentar contas adicionais, cabeçalhos e subtotais nos balanços patrimoniais sempre que sejam relevantes para o entendimento da posição financeira e patrimonial da entidade.

III. A entidade deve classificar os seus passivos financeiros como circulantes quando a sua liquidação estiver prevista para o período de até dezoito meses após a data do balanço, mesmo que um acordo de refinanciamento seja completado após a data do balanço.

Quais estão corretas?

Referente à demonstração das mutações do patrimônio líquido definidas no CPC 26, analise as seguintes assertivas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A demonstração das mutações do patrimônio líquido inclui informações do resultado abrangente do período, apresentando somente o montante atribuível aos proprietários da entidade controladora, excluindo-se a participação de não controladores.

( ) Para cada componente do patrimônio líquido, a entidade deve apresentar, ou na demonstração das mutações do patrimônio líquido, ou nas notas explicativas, uma análise dos outros resultados abrangentes por item.

( ) A entidade deve apresentar, na demonstração das mutações do patrimônio líquido ou nas notas explicativas, o montante de dividendos reconhecidos como distribuição aos proprietários durante o período e o respectivo montante dos dividendos por ação.

( ) O patrimônio líquido deve apresentar o capital social, as reservas de capital, os ajustes de avaliação patrimonial, as reservas de lucros, as ações ou quotas em tesouraria, os prejuízos acumulados, se legalmente admitidos os lucros acumulados e as demais contas exigidas pelos pronunciamentos técnicos emitidos pelo CPC.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Conforme os critérios de avaliação de estoque definidos no CPC 16 – Estoques, analise as seguintes assertivas:

I. O critério PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) pressupõe que os itens de estoque que foram comprados ou produzidos primeiro sejam vendidos em primeiro lugar e, consequentemente, os itens que permanecerem em estoque no fim do período sejam os mais recentemente comprados ou produzidos.

II. Pelo critério do custo médio ponderado, o custo de cada item é determinado a partir da média ponderada do custo de itens semelhantes no começo de um período e do custo dos mesmos itens comprados ou produzidos durante o período. A média pode ser determinada em base periódica ou à medida que cada lote seja recebido, dependendo das circunstâncias da entidade.

III. O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis