Questões de Governança de TI do ano 2023

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Listagem de Questões de Governança de TI do ano 2023

#Questão 924866 - Governança de TI, COBIT, Instituto Consulplan, 2023, MPE-BA, Analista Técnico – Análise de Sistemas

O COBIT 2019 oferece uma visão de ponta a ponta da governança de TI corporativa, refletindo o papel central da tecnologia e da informação para empresas de todos os portes. O elemento do COBIT que ajuda a organizar os objetivos da governança de TI e vincular os requisitos de negócios denomina-se:

O projeto básico é um conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação. Em relação à elaboração de projetos básicos para contratação de bens e serviços de TI, assinale a afirmativa correta.

O objetivo de um PDTI é atender às necessidades de informação e de tecnologia de uma organização; e para elaborá-lo é preciso planejar antes. A fase de preparação visa reunir as condições iniciais adequadas para que o projeto de elaboração seja bem-sucedido. Na fase de preparação, o processo em que a equipe começa a escrever a minuta do Plano de Diretor de TI é:

#Questão 924898 - Governança de TI, MPS.BR, FCC, 2023, TRT - 18ª Região (GO), Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação

De acordo com o guia MR-MPS-SW, na Capacidade do Processo Nível F (CP-F), a execução do processo e os produtos de trabalhos são gerenciados. O resultado da implementação completa desse nível de capacidade do processo possui 5 características:
1ª o processo produz os resultados definidos; 2ª a execução do processo é planejada e monitorada; 3ª as pessoas estão preparadas para executar suas responsabilidades no processo; 4ª a verificação objetiva de que o processo é seguido é realizada;
A 5ª característica é:

#Questão 924899 - Governança de TI, ITIL, FCC, 2023, TRT - 18ª Região (GO), Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação

Considere que os técnicos de TI de um Tribunal trabalhem com base na ITIL 4. Em um dia de trabalho, houve estas solicitações:
I. Mudar o layout e algumas funcionalidades do website do Tribunal. É uma mudança que estava agendada, já tendo sido avaliada e autorizada após um processo de análise.
II. Implementar um patch de segurança após a descoberta de uma vulnerabilidade no firewall do Tribunal. É uma mudança que não estava incluída em um cronograma de mudança e o processo de avaliação e autorização foi acelerado para garantir que pudesse ser implementada rapidamente.
III. Atualizar o sistema operacional das máquinas dos funcionários do Tribunal para uma versão recente. É uma mudança que estava pré-autorizada, sendo de baixo risco, documentada e não necessitava de autorização adicional.
De acordo com a prática Change Control da ITIL 4, as mudanças I, II e III são, correta e respectivamente, dos tipos:

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