Questões de Gestão de Pessoas da Instituto Consulplan

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As políticas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) estão diretamente relacionadas ao bem-estar geral e à saúde dos colaboradores, considerando os diversos fatores que impactam seus desempenhos e satisfações. Chiavenato (2024) propõe uma política de QVT composta por cinco fatores macros, que incluem diferentes aspectos do ambiente de trabalho e da relação dos colaboradores com a organização. A esse respeito, relacione adequadamente as ações aos respectivos fatores.

1. Primeira Ordem.
2. Segunda Ordem.
3. Terceira Ordem.
4. Quarta Ordem.
5. Quinta Ordem.

( ) Grau de conhecimento e percepção da congruência da missão organizacional com o projeto de vida do colaborador.
( ) Relacionamento com o supervisor imediato, influenciando a maneira como o colaborador age e reage frente às circunstâncias do seu trabalho.
( ) Atividade básica e cotidiana que a pessoa executa dentro da organização, que pode ser o cargo ocupado ou o papel exercido na equipe de trabalho.
( ) Ambiente físico da organização, compreendendo todos os equipamentos, salas e recursos disponíveis para a atuação dos colaboradores.
( ) Grau de independência e de critério pessoal que o colaborador tem para planejar e executar o seu trabalho.

A sequência está correta em

“A estrutura de carreira consiste no mapeamento das carreiras com cargos e salários predefinidos. A estrutura inicia com cargos em linha, na qual as pessoas passam de estagiárias a auxiliar de vendas, depois a vendedor, chegando a vendedores regionais. Ao chegar a esse estágio, após subirem gradativamente de cargos, se encontrarão niveladas, com a mesma quantidade de informações assimiladas de formas diferentes. Partimos, então, para dois caminhos distintos, um relacionado ao gerencial e o outro ao técnico.”O texto identifica a estrutura de carreira como sendo em:

A análise do perfil do cargo torna o processo de recrutamento e seleção mais preciso. Facilitará também a definição dos testes que poderão ser aplicados durante a seleção dos candidatos. Com a análise do perfil do cargo, o recrutador será capaz de delimitar por onde procurar e quais características e aptidões o profissional deverá ter para uma previsão de bom desempenho futuro. Um dos fatores comumente utilizados é o mental, que visa: 

Uma ideia interessante e importante que se desenvolveu na passagem para o século XXI é a aprendizagem organizacional, que significa o processo coletivo de adquirir competências, para enfrentar novas situações e resolver problemas. Para colocar em prática a aprendizagem organizacional, Peter Senge propõe cinco disciplinas, entre elas estão os modelos mentais, que significa:

No processo de gestão de conflitos, seja na Administração pública ou privada, a diferença estabelecida na comunicação através do diálogo é que a intenção não é advogar, argumentar ou convencer, mas perguntar, explorar e descobrir. Os processos que usam do diálogo estão preocupados em formar e manter as relações entre as pessoas de maneira duradoura e têm por características, EXCETO:

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