Questões de Gestão de Pessoas da Instituto Consulplan

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Listagem de Questões de Gestão de Pessoas da Instituto Consulplan

Uma Câmara Municipal enfrentava problemas recorrentes em suas sessões, como conflitos entre vereadores, dificuldade em alcançar consensos nas decisões e baixa interação com a comunidade local. O presidente da Câmara percebeu que a falta de competências interpessoais estava prejudicando o desempenho legislativo e as relações internas e externas da organização. Para reverter esse cenário, foram propostas ações com foco no desenvolvimento de competências interpessoais. Com base no caso apresentado e no conceito de competência interpessoal, assinale a afirmativa que NÃO reflete corretamente o desenvolvimento dessas competências.

O gerenciamento de conflitos exige uma compreensão aprofundada de todo o processo do conflito, incluindo suas fases. Dentre elas, destaca-se a fase de intenções, que envolve a análise das percepções, emoções e comportamentos manifestos das pessoas envolvidas. Segundo Robbins e Judge (2020, p. 528), as formas de lidar com conflitos podem ser classificadas com base em duas dimensões principais: grau de assertividade, que mede o esforço de uma das partes para satisfazer seus próprios interesses, e grau de cooperação, que avalia o esforço para atender aos interesses da outra parte. Essas dimensões permitem identificar cinco estilos distintos de gestão de conflitos; relacione-os à definição correspondente.

1. Competição.
2. Colaboração.
3. Evitamento.
4. Acomodação.
5. Compromisso.
( ) Ocorre quando as partes envolvidas em um conflito buscam satisfazer plenamente as necessidades e preocupações de todos os envolvidos, promovendo o esclarecimento e a resolução das diferenças.
( ) Ocorre quando uma das partes busca apaziguar a outra, demonstrando disposição para priorizar os interesses do oponente em detrimento dos próprios, chegando a fazer concessões ou sacrifícios com o objetivo de preservar o relacionamento.
( ) Ocorre quando uma pessoa busca atender exclusivamente aos seus próprios interesses, sem considerar ou se preocupar com o impacto que suas ações possam ter sobre as demais partes envolvidas no conflito.
( ) Ocorre quando uma pessoa reconhece a existência do conflito, mas, em vez de buscar uma solução, opta por ignorá-lo e se distanciar das pessoas com as quais discorda.
( ) Ocorre quando há uma disposição para analisar de forma racional o objeto do conflito e aceitar uma solução que atenda, ainda que parcialmente, aos interesses de ambas as partes envolvidas.

A sequência está correta em

A gestão de pessoas e o departamento pessoal, embora sejam complementares, possuem diferenças importantes quanto aos seus objetivos estratégicos e operacionais. Sobre essa diferença, analise as situações a seguir, ocorridas em um órgão público.

I. Determinado setor elabora um plano estratégico para identificar e desenvolver futuros líderes, garantindo a sucessão em cargos críticos.
II. Uma equipe é encarregada de calcular e processar o pagamento de férias de um grupo de servidores, assegurando o cumprimento de normas legais.
III. O órgão público implementa um programa de mentoring para servidores em início de carreira, promovendo aprendizado contínuo e engajamento institucional.
IV. Uma área avalia a estrutura organizacional para identificar gargalos na distribuição de competências e propor realocações que aumentam a eficiência do órgão.
V. Um servidor solicita ao setor responsável a emissão de uma declaração de tempo de serviço para fins de aposentadoria.

Considerando as diferenças entre gestão de pessoas e departamento pessoal, qual afirmativa melhor classifica as situações apresentadas?

Uma organização pública lançou uma série de iniciativas para promover a gestão da pluralidade/diversidade entre seus servidores. A seguir estão listadas algumas dessas ações; analise-as.

I. Implantação de programas para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, garantindo acessibilidade física e tecnológica.
II. Realização de treinamentos para identificar e combater estereótipos relacionados à idade e gênero no processo de seleção e promoção interna.
III. Desenvolvimento de programas de mentoring que consideram a compatibilidade entre personalidades, visando uma maior sintonia entre mentor e mentorado.
IV. Criação de um comitê inter-religioso para respeitar e acomodar as práticas religiosas dos servidores, como horários de orações ou feriados religiosos.
V. Promoção de atividades de integração para alinhar os valores organizacionais às preferências individuais dos servidores, como preferências por trabalho em equipe ou trabalho autônomo.

Considerando a classificação dos níveis de diversidade, são ações que representam diversidade em nível profundo o que se afirma apenas em

Considere que um novo programa de capacitação foi criado para municiar a equipe com as ferramentas e conhecimentos necessários para oferecer um serviço ainda mais eficiente e humanizado. A ideia é combinar o melhor das técnicas de ensino tradicionais com abordagens mais atuais e interativas, para que todos possam aprender de forma engajada e significativa. O programa aborda desde as normas internas do Tribunal até o desenvolvimento de habilidades, como a análise crítica e a empatia, tão importantes no dia a dia de um servidor. Para garantir que tudo esteja funcionando como planejado, um pedagogo está acompanhando o projeto, avaliando se as atividades estão realmente ajudando os servidores a crescerem profissionalmente e a se conectarem melhor com as pessoas que procuram o Tribunal. Como produto de seu acompanhamento, o pedagogo deverá elaborar um parecer técnico sobre a coerência pedagógica do projeto, que apresenta elementos que refletem tanto concepções pedagógicas liberais quanto progressistas, descritas no seguinte formato:

Módulo I: dedicado ao estudo de normas institucionais e padrões técnicos com metodologias expositivas, reforçando a memorização e a reprodução de conteúdos.

Módulo II: contém atividades de análise crítica sobre práticas judiciais, incentivando os participantes a proporem soluções inovadoras para problemas identificados, considerando as especificidades socioculturais dos jurisdicionados.

Módulo III: um segmento onde os participantes são orientados a trabalhar de forma independente, explorando materiais didáticos adaptados aos seus interesses e ritmos de aprendizagem.

Ao analisar o projeto, o pedagogo deverá identificar as concepções teóricas predominantes e propor ajustes para garantir um equilíbrio metodológico. Sobre o caso, analise as afirmativas a seguir.

I. O módulo I evidencia características da pedagogia liberal tradicional, priorizando a transmissão e a assimilação de conteúdos formais.

II. O módulo II se alinha às práticas da pedagogia progressista libertadora, que busca a transformação social e a contextualização das aprendizagens.

III. O módulo III incorpora elementos da pedagogia liberal renovada, com foco na personalização e autonomia do aprendizado.

IV. A coexistência de concepções distintas no projeto compromete sua eficácia, pois representa uma contradição metodológica.


Está correto o que se afirma apenas em 

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