Considere que um novo programa de capacitação foi...

Considere que um novo programa de capacitação foi criado para municiar a equipe com as ferramentas e conhecimentos necessários para oferecer um serviço ainda mais eficiente e humanizado. A ideia é combinar o melhor das técnicas de ensino tradicionais com abordagens mais atuais e interativas, para que todos possam aprender de forma engajada e significativa. O programa aborda desde as normas internas do Tribunal até o desenvolvimento de habilidades, como a análise crítica e a empatia, tão importantes no dia a dia de um servidor. Para garantir que tudo esteja funcionando como planejado, um pedagogo está acompanhando o projeto, avaliando se as atividades estão realmente ajudando os servidores a crescerem profissionalmente e a se conectarem melhor com as pessoas que procuram o Tribunal. Como produto de seu acompanhamento, o pedagogo deverá elaborar um parecer técnico sobre a coerência pedagógica do projeto, que apresenta elementos que refletem tanto concepções pedagógicas liberais quanto progressistas, descritas no seguinte formato:

Módulo I: dedicado ao estudo de normas institucionais e padrões técnicos com metodologias expositivas, reforçando a memorização e a reprodução de conteúdos.

Módulo II: contém atividades de análise crítica sobre práticas judiciais, incentivando os participantes a proporem soluções inovadoras para problemas identificados, considerando as especificidades socioculturais dos jurisdicionados.

Módulo III: um segmento onde os participantes são orientados a trabalhar de forma independente, explorando materiais didáticos adaptados aos seus interesses e ritmos de aprendizagem.

Ao analisar o projeto, o pedagogo deverá identificar as concepções teóricas predominantes e propor ajustes para garantir um equilíbrio metodológico. Sobre o caso, analise as afirmativas a seguir.

I. O módulo I evidencia características da pedagogia liberal tradicional, priorizando a transmissão e a assimilação de conteúdos formais.

II. O módulo II se alinha às práticas da pedagogia progressista libertadora, que busca a transformação social e a contextualização das aprendizagens.

III. O módulo III incorpora elementos da pedagogia liberal renovada, com foco na personalização e autonomia do aprendizado.

IV. A coexistência de concepções distintas no projeto compromete sua eficácia, pois representa uma contradição metodológica.


Está correto o que se afirma apenas em 

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