Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

Considere que um novo programa de capacitação foi criado para municiar a equipe com as ferramentas e conhecimentos necessários para oferecer um serviço ainda mais eficiente e humanizado. A ideia é combinar o melhor das técnicas de ensino tradicionais com abordagens mais atuais e interativas, para que todos possam aprender de forma engajada e significativa. O programa aborda desde as normas internas do Tribunal até o desenvolvimento de habilidades, como a análise crítica e a empatia, tão importantes no dia a dia de um servidor. Para garantir que tudo esteja funcionando como planejado, um pedagogo está acompanhando o projeto, avaliando se as atividades estão realmente ajudando os servidores a crescerem profissionalmente e a se conectarem melhor com as pessoas que procuram o Tribunal. Como produto de seu acompanhamento, o pedagogo deverá elaborar um parecer técnico sobre a coerência pedagógica do projeto, que apresenta elementos que refletem tanto concepções pedagógicas liberais quanto progressistas, descritas no seguinte formato:

Módulo I: dedicado ao estudo de normas institucionais e padrões técnicos com metodologias expositivas, reforçando a memorização e a reprodução de conteúdos.

Módulo II: contém atividades de análise crítica sobre práticas judiciais, incentivando os participantes a proporem soluções inovadoras para problemas identificados, considerando as especificidades socioculturais dos jurisdicionados.

Módulo III: um segmento onde os participantes são orientados a trabalhar de forma independente, explorando materiais didáticos adaptados aos seus interesses e ritmos de aprendizagem.

Ao analisar o projeto, o pedagogo deverá identificar as concepções teóricas predominantes e propor ajustes para garantir um equilíbrio metodológico. Sobre o caso, analise as afirmativas a seguir.

I. O módulo I evidencia características da pedagogia liberal tradicional, priorizando a transmissão e a assimilação de conteúdos formais.

II. O módulo II se alinha às práticas da pedagogia progressista libertadora, que busca a transformação social e a contextualização das aprendizagens.

III. O módulo III incorpora elementos da pedagogia liberal renovada, com foco na personalização e autonomia do aprendizado.

IV. A coexistência de concepções distintas no projeto compromete sua eficácia, pois representa uma contradição metodológica.


Está correto o que se afirma apenas em 

Por volta da metade do século XX, as teorias de aprendizagem passaram a ter um papel importante para as organizações na melhoria do desempenho e da produtividade dos trabalhadores, possibilitando o entendimento de como o trabalhador aprende em seu ambiente de trabalho. As pessoas aprendem e transferem novos aprendizados em diferentes contextos o tempo todo, de modo espontâneo ou em situações planejadas e estruturadas para essa finalidade. No contexto organizacional, a aprendizagem promovida por iniciativa da organização, que intencionalmente estrutura um contexto para que seus membros aprendam por meio de capacitações e treinamentos, é considerada uma aprendizagem

Considerando o contexto de uma instituição educacional pública comprometida com resultados e desenvolvimento profissional, relacione os conceitos da 1ª coluna com as características da 2ª Coluna.

1ª Coluna:
1. Plano de Cargos e Carreiras
2. Avaliação de Desempenho
3. Treinamento Continuado
4. Meritocracia

2ª Coluna:
( ) Instrumento de monitoramento, servindo para diagnóstico e melhoria sistemática da atuação dos servidores.
( ) Política que define progressão funcional, regras de remuneração e atribuições por nível de complexidade.
( ) Sistema que visa reconhecer esforços e resultados, associando recompensas ao cumprimento de objetivos estabelecidos.
( ) Conjunto de iniciativas de capacitação periódica, objetivando aperfeiçoar habilidades e conhecimentos.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

A Prefeitura de um determinado município identificou a necessidade de capacitar seus servidores para a utilização do novo sistema de gestão de processos administrativos.

Considerando os diferentes métodos de Treinamento e Desenvolvimento de pessoal, assinale a alternativa que apresenta a estratégia CORRETA para garantir a rápida assimilação do novo sistema e sua aplicação no dia a dia dos servidores.

A definição de objetivos claros, identificação do público-alvo e escolha do tema são fundamentais para o sucesso de uma oficina. Esses elementos ajudam o facilitador a planejar atividades que atendam às necessidades do grupo e a direcionar o foco da oficina para alcançar os resultados desejados.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a definição de objetivos, público-alvo e tema da oficina.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis