Questões de Gestão de Pessoas

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Os grupos de trabalho não são multidões desorganizadas; possuem uma estrutura que modela o comportamento de seus membros e ajuda a explicar e prever o comportamento deles, bem como o desempenho do grupo em si. Entre essas variáveis o conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em uma unidade social, denomina-se:

As pessoas de uma organização são o recurso mais confiável para gerar resultados excelentes anos após ano. Suas opiniões, experiências e habilidades são o que dita a diferença entre sucesso e fracasso. Mas os mesmos líderes que proclamam que “as pessoas são nosso ativo mais importante” em geral não pensam muito quando escolhem as pessoas certas para o trabalho certo. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A seleção é o processo que visa identificar os potenciais humanos para o trabalho e sua possível adaptação às funções organizacionais.
II. O recrutamento pode ser avaliado sob muitos aspectos como a eficácia dos recrutadores, a origem dos recrutados e os métodos empregados.
III. A entrevista é, sem dúvida, dentre todos os métodos empregados para esse fim o mais utilizado.
IV. A entrevista parece ter o maior peso na escolha do candidato, ou seja, o candidato que tiver desempenho insatisfatório na entrevista dificilmente será contratado.
V. O entrevistador pode ter distorções perceptivas como o efeito halo, em que a impressão geral de um candidato é baseada em uma única característica como inteligência e boa comunicação.
Está correto o que se afirma em

Tomar decisões sobre contratação é uma das mais importantes e difíceis responsabilidades de um gestor. O próximo passo, após selecionar currículos, cartas de apresentação e solicitações de emprego é, geralmente, entrevistar os candidatos. Quando o candidato tem o máximo de liberdade para encaminhar a discussão, enquanto o entrevistador evita cuidadosamente influir em seus comentários, é denominada entrevista:

#Questão 1015430 - Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, FCC, 2022, DETRAN-AP, Analista de Gestão em Trânsito

Quando nos referimos à gestão de desempenho, tratamos de um conjunto de atividades que tem como finalidade elevar o nível de desempenho de um indivíduo, do grupo e da própria organização. Por isso, a gestão de desempenho 

No que se refere aos objetivos de gestão de pessoas, às técnicas de seleção, à descrição de cargos, à capacitação e à gestão de desempenho, julgue o item. 


Os modelos de gestão de desempenho utilizados pelas organizações costumam avaliar, simultaneamente, competências e resultados dos colaboradores, porque ambos os fatores asseguram mensurações objetivas quanto ao desempenho desejado. 

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