Listagem de Questões sobre Geral
É correto afirmar que os autores (X e Y) a que Foucault se refere têm como perspectiva teórica comum o
materialismo dialético.
empirismo-lógico.
estruturalismo.
pós-estruturalismo.
funcionalismo.
O fogo vive a morte da terra e o ar vive a morte do fogo; a água vive a morte do ar e a terra a da água.
Este excerto deve ser interpretado como um exemplo
da dialética ascendente de Platão, que parte da imagem para chegar à essência ou à idéia do ser.
da noção heraclitiana de um fogo primordial como princípio do devir do cosmos.
das perspectivas relativistas dominantes entre os sofistas contemporâneos de Sócrates.
da perspectiva empirista que caracteriza os escritos de Aristóteles.
da perspectiva epicurista, que valoriza simultaneamente a alma e os sentidos.
No parágrafo acima, a autora
descreve a noção kantiana de liberdade como autonomia da vontade, ou seja, como regra que cada indivíduo dá a si mesmo.
contrasta as noções de liberdade em Hobbes e Rousseau, privilegiando a visão política deste último.
ressalta a inovação que representa a noção cristã de liberdade em relação à tradição grega.
descreve a noção generalizada a partir da modernidade que identifica liberdade com a vitória da vontade sobre o desejo.
apresenta a noção de liberdade como uma experiência política cujo domínio não era a consciência, mas a esfera pública.
Ao pensar o ensino de filosofia a partir dessa perspectiva, Favaretto destaca que
todo aluno está apto a filosofar, já que se trata, fundamentalmente, de um exercício de retórica.
a vivência dos alunos e o debate sobre suas ideologias constituem o ponto de partida de qualquer projeto atual de ensino de filosofia.
os alunos, através da leitura e da interpretação filosófica, educam-se para o domínio desta linguagem.
perdemos por completo a noção da história da filosofia como uma evolução na busca da verdade, restando-nos apenas a abordagem temática.
a filosofia deve progressivamente voltar-se para o desenvolvimento das competências da retórica e da expressão lingüística.
A razão humana, num determinado domínio de seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais não pode dar resposta por ultrapassarem completamente suas possibilidades.
A partir da leitura do parágrafo acima, é correto afirmar que, para seu autor,
há questões que ultrapassam nossa capacidade de conhecer, mas que se impõem pela própria natureza da razão.
o conhecimento humano é incapaz de produzir respostas racionais aos problemas impostos pela natureza.
a razão humana é impotente em face dos enigmas da natureza, ainda que seja capaz de produzir conhecimento sobre si própria.
a razão humana tende naturalmente para o ceticismo.
a razão humana tende naturalmente para o dogmatismo.
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