Listagem de Questões sobre Geral
Com base na comparação entre Locke e Descartes feita por Lebrun, é correto afirmar:
Apesar de empirista, Locke mantém a posição cartesiana que situa na demonstração matemática o modelo do conhecimento por excelência.
Ao reconhecer que a demonstração matemática não tem lugar na física, Locke rompe com o quadro epistemológico de Descartes.
A demonstração matemática não encontra lugar no quadro epistemológico desenhado por Locke, pois ela é destituída de fundamento empírico.
A física moderna, em vez da matemática, é que fornece o modelo de conhecimento tanto para o empirismo de Locke quanto para o racionalismo de Descartes, pois nela combinam-se a demonstração matemática e a testabilidade empírica.
Por ter compreendido Descartes de forma literal, Locke empreendeu uma crítica superficial ao cartesianismo, limitada à mera recusa das idéias inatas.
Segundo o texto de Alquié, é correto afirmar:
A ontologia de Berkeley o leva ao ceticismo, já que nega a existência da matéria e a validade das idéias gerais e abstratas.
As duas definições propostas por Berkeley implicam a recusa da noção metafísica de matéria e da filosofia da representação.
Para Berkeley, todo espírito percebe alguma coisa e, portanto, é forçoso admitir a existência da matéria.
Berkeley concede um estatuto problemático à existência dos objetos da percepção, pois, para ele, o referente de nossas percepções é sempre indeterminável.
A ontologia de Berkeley o inscreve na filosofia da representação, pois nossas percepções devem sempre corresponder a algo existente fora da mente.
A partir do texto supracitado, é correto afirmar que o ateísmo de Nietzsche
é apenas um corolário de sua análise da moral, não desempenhando nenhum papel central em sua filosofia.
visa apenas a desconstruir a idéia de dever, sem realmente preocupar-se com a crítica à idéia de Deus.
antecipa o marxismo, uma vez que, nele, a gênese do dever moral é situada nas relações entre comprador e vendedor.
não implica uma mudança completa da moral, pois fica intacto o estatuto positivo para o dever.
desempenha um papel estruturante em sua filosofia, uma vez que ele é um requisito para a emancipação da vontade.
O trecho acima resume as linhas gerais da análise que o fenomenólogo Merlau-Ponty faz da percepção e, mais especificamente, da noção de "sensação", cara à filosofia moderna. A partir dele é correto inferir que:
Merleau-Ponty retoma integralmente a noção moderna de sensação adaptando-a sutilmente ao quadro conceitual da fenomenologia.
Merleau-Ponty nega a noção moderna de sensação, pois, para ele, não há percepção "pura" e toda a percepção inclui a apreensão de relações.
Para Merleau-Ponty a noção de sensação dos modernos é apenas um erro de linguagem sem maiores conseqüências.
Para Merlau-Ponty a percepção tem início com impressões sensíveis puras, desconectadas e sem relações umas com as outras.
Para Merleau-Ponty nossas sensações são dadas isoladamente à percepção e as relações entre elas são estabelecidas a posteriori pela imaginação e pela fantasia.
A passagem acima refere-se a mathesis universalis que Descartes pretendia fundar e que influenciou intensamente o racionalismo moderno. A partir do mesmo texto, é correto afirmar que a disciplina a que Descartes se refere
é aplicável apenas aos objetos da matemática, como grandezas numéricas e figuras geométricas.
é a somatória dos métodos e resultados da aritmética e da geometria.
tem escopo bastante restrito, limitando-se apenas a objetos que podem ser traduzidos em números.
tem escopo de validade irrestrito, estendendo-se a todos os objetos da razão humana.
deriva suas proposições da observação, da experimentação e da generalização por indução.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}