Listagem de Questões sobre Geral
O texto acima resume bem o espírito inquiridor do Século das Luzes. Com base em sua leitura, é correto afirmar:
O Iluminismo submete toda instituição, saber e crença à crítica racional, mas preserva intacta a religião.
O Iluminismo submete todo conhecimento e todas as instituições a um exame livre e público, mas deixa intocada a legislação.
Para o Iluminismo apenas a legislação e a religião são dignos de um exame crítico detido.
Para o Iluminismo nenhum objeto deve escapar a um exame crítico, livre e público realizado pela razão.
O Iluminismo, em sua crítica irrestrita à religião e à legislação, leva ao ateísmo e antecipa posições do anarquismo.
O texto de Montaigne sintetiza uma das posições mais presentes nos debates acerca da religião ocorridos na Europa do XVI. Trata-se
de uma forma de ateísmo que reúne provas da inexistência da divindade a partir da constatação das fraquezas e limitações do entendimento humano.
do ceticismo puro e simples que parte da constatação da fraqueza de nossas faculdades para afirmar a necessidade de suspendermos o juízo acerca de todos os objetos da razão.
do fideísmo, uma forma de validar a fé e a revelação religiosa a partir da constatação das limitações e fraquezas do entendimento humano.
do teísmo que recolhe, na ordem da natureza e na estrutura de nossas faculdades, elementos que sirvam como prova da existência de Deus.
de uma exposição pura e simples da ortodoxia cristã baseada unicamente na revelação e na autoridade da Igreja.
O texto acima, extraído de O Filósofo Ignorante, abre a crítica de Voltaire à filosofia de Leibniz que se estenderá por mais um capítulo da obra. Nele, a tese de que esse é o melhor dos mundos possíveis é contradita através
da comparação irônica com Platão e da exposição dos males do mundo que atingem a todos, inclusive os defensores da filosofia de Leibniz.
do recenseamento dos diversos argumentos levantados contra Leibniz ao longo dos séculos XVII e XVIII.
de argumentos céticos que demonstram o dogmatismo e a arbitrariedade das teses do racionalismo leibniziano.
de um retorno deliberado às doutrinas da ortodoxia católica por meio de um evidente fideísmo expresso nas opiniões do narrador.
da demonstração formal da impossibilidade lógica dos pressupostos metafísicos da doutrina de Leibniz, bem como da condenação de suas conseqüências morais.
De fato, é no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se.
Essa frase de Vernant é uma síntese de sua tese, segundo a qual
a racionalidade, da forma que a conhecemos, só existe a partir da filosofia política de Platão.
o surgimento da filosofia tem profunda conexão com o desenvolvimento da vida pública das cidades gregas.
a preocupação com a ciência política é o ponto em comum entre as doutrinas pré-socráticas.
a democracia ateniense surge como produto da ética e da filosofia política dos séculos VII e VI a. C..
o desenvolvimento da Razão se deve ao intenso envolvimento político dos filósofos do período helenístico.
É comum considerarmos a obra de Maquiavel como uma ruptura em relação à tradição do pensamento político greco-romano e cristão. É correto afirmar como características dessa ruptura:
a secularização da política e o distanciamento de ideais normativos ético-religiosos.
o recurso à experimentação científica e o abandono da ética.
o distanciamento de ideais normativos éticoreligiosos e o recurso à experimentação científica.
o abandono da ética e a secularização da política.
o recurso à experimentação científica e a secularização da política.
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