Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

#Questão 475199 - Filosofia, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Médio

No plano do humano [...] o filósofo é o condutor. O mantenedor da justiça que deve reinar. E não tanto o que mantém a justiça quanto aquele que conduz os homens à justiça [...] à autonomia espiritual que é a consciência da relatividade do mundo sensível.

É correto afirmar que, nesse excerto, Franklin L. e Silva tem como referência a visão

#Questão 475201 - Filosofia, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Médio

O que há de fundamental e básico [neste caso] é a constituição reflexiva do poder da razão de representar, na instância da subjetividade, a realidade naquilo que ela tem de objetivo.

E com isso se fundamenta metafisicamente a apreensão lógico-matemática do real. É correto afirmar que, no parágrafo acima, Franklin L. e Silva refere-se à

#Questão 475205 - Filosofia, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Médio

É correto afirmar que, de acordo com a autora,

#Questão 475207 - Filosofia, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Médio

Todos os filósofos têm em si o defeito comum de partirem do homem do presente e acreditarem chegar ao alvo por uma análise dele. Sem querer, paira diante deles 'o homem', como uma aeterna veritas, como algo que permanece igual em todo torvelino, como uma medida segura das coisas. Tudo o que o filósofo enuncia sobre o homem, entretanto, nada mais é, no fundo, do que um testemunho sobre o homem de um espaço de tempo muito limitado. Falta de sentido histórico é o defeito hereditário de todos os filósofos.

É correto afirmar que a citação acima apresenta uma visão bastante característica

#Questão 475209 - Filosofia, Geral, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Médio

O mito da caverna (Platão, A República) descreve um grupo de pessoas que viveu durante toda a vida confinado em uma caverna, preso por grilhões, vendo a vida apenas por sombras refletidas por um facho de luz. Um dos integrantes do grupo constrói uma ferramenta capaz de romper suas amarras para ver o mundo tal como era. Seu encantamento com a descoberta é grande, percebendo que passou seus dias vendo o mundo por meio de sombras e não como era de fato. Decide, então, que só voltaria a habitar a caverna se lhe obrigassem.

A dialética INCORRETA apresentada nesta alegoria é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis