Listagem de Questões sobre Geral
Nas práticas arcaicas, o discurso não constata o real, ele performativamente o faz ser. (...) No discurso 'racional' diz-se que as coisas são tais; logo, diz-se a verdade: subordina-se a verdade ao real que ela enuncia. (...) A passagem às práticas racionais de veridicidade pode, portanto, ser descrita como uma inversão: da autoridade do mestre como abonador da realidade daquilo que ele fala à autoridade da realidade como abonadora da veridicidade do que diz o locutor.
No texto supracitado, Francis Wolff aponta uma das várias diferenças fundamentais entre o discurso racional e o discurso arcaico ou mítico. A partir dele, é correto dizer que no discurso
racional a verdade e a realidade estão subordinadas a seu enunciador.
mítico a verdade impõe-se a partir da realidade das coisas, a despeito do mestre que o profere.
racional a verdade depende de práticas rituais que instituem a própria realidade.
racional a realidade é instituída performativamente pelo elocutor.
racional a verdade é subordinada à realidade das coisas que se busca descrever.
Desta maneira, a evolução não é uma simples eclosão, sem esforço e sem luta, como a da vida orgânica, mas o trabalho duro e persistente sobre si mesmo. Por outro lado, não é uma evolução no sentido formal do termo, mas a produção de um fim com um determinado conteúdo. Este fim, definimo-lo desde o início: é o Espírito tal como ele é na sua essência, o conceito de liberdade.
É correto afirmar que o texto acima é um claro exemplo de uma filosofia
da história teleológica e idealista.
da história materialista e dialética.
da história fenomenológica e existencialista.
política fundada no jusnaturalismo contratualista.
política moderna e liberal.
Dada essa definição de ciência que Aristóteles nos fornece nos Segundos Analíticos, é correto afirmar que, para ele, o conhecimento científico é sempre relativo
à opinião.
ao contingente.
ao necessário.
à moral.
às matemáticas.
A passagem acima descreve a teoria do filósofo da ciência Thomas Kuhn que procura explicar os movimentos de transformação pelos quais passam as diversas ciências. A partir dele, devemos inferir que Kuhn é partidário
da tese segundo a qual a ciência progride e evolui constante e continuamente ao longo de sua história.
da tese segundo a qual as grandes transformações científicas resultam de rupturas radicais com quadros conceituais e procedimentos previamente existentes.
da tese segundo a qual a história da ciência é um continuum, no qual cada nova teoria pode ser considerada como um desdobramento lógico das precedentes.
da tese segundo a qual o essencial para o progresso da ciência é o desenvolvimento de métodos e a aquisição de novas tecnologias que tornem a observação mais precisa.
do positivismo, pois considera a ciência como um conjunto de conhecimentos testáveis empiricamente que progride cumulativamente ao longo da história.
O contratualismo esteve entre as posições dominantes da filosofia política moderna.
A idéia de um contrato social que assegure a instituição de um estado liberal é característica de
Maquiavel.
Hobbes.
Hume.
Descartes.
Locke.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}