Questões de Engenharia de Alimentos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Alimentos

O programa de avaliação de qualidade de alimentos de determinada repartição de vigilância sanitária estadual programou realizar coletas de amostras de carne bovina salgada, curada e dessecada para avaliação físico-química. A Instrução Normativa n.º 20/1999 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determina que a quantidade mínima de amostras a ser encaminhada ao laboratório deve ser de 500 g e, nos casos em que forem solicitadas as provas de formaldeído, metabissulfito e bases voláteis totais, deve-se acrescentar 200 g de amostra para cada prova solicitada. Em visita a determinado supermercado para proceder à colheita de amostras, o inspetor constatou que havia apenas carne bovina salgada, curada e dessecada em embalagens de 300 g. Em vista disso, precisou coletar mais unidades do produto para que o peso mínimo exigido pela norma fosse alcançado.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens de 101 a 105.

As amostras coletadas devem ser congeladas e dispostas em recipientes isotérmicos com gelo seco e imediatamente enviadas ao laboratório.

Com relação aos dados acima apresentados, julgue os itens subsequentes.

Os dados encontrados para SC+ e para SA, em quatro das cinco amostras analisadas do leite cru, podem estar relacionados ao estado de saúde da vaca, sugerindo um problema de saúde, como a mastite, entre os animais ordenhados, o que pode significar comprometimento à saúde do consumidor.

Com relação aos dados acima apresentados, julgue os itens subsequentes.

O tratamento térmico eliminou a população de Staphylococcus sp. e desnaturou as toxinas produzidas por essas espécies nas amostras analisadas. Portanto, os produtos não constituem risco à saúde do consumidor, apesar de algumas das amostras do queijo não atenderem aos padrões legais.

Com relação aos dados acima apresentados, julgue os itens subsequentes.

A contagem de SC+ para as amostras identificadas pelas análises 2 e 4 indica que o produto é impróprio para consumo e que tal inadequação se deve, entre outros fatores, à higienização imprópria de braços e antebraços dos manipuladores durante o processamento dos queijos.

Com relação aos dados acima apresentados, julgue os itens subsequentes.

Para minimizar os riscos provenientes dos manipuladores, as informações específicas sobre etapas, frequência e princípio ativo dos produtos usados para a higienização das mãos, assim como as medidas adotadas para eventuais lesões, devem estar descritas no Manual de Boas Práticas de Fabricação.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis