Questões sobre Normas e Legislações

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Normas e Legislações

O conjunto de normas denominado NBR 15575 foi desenvolvido com a finalidade de estabelecer um padrão de desempenho mínimo nas edificações habitacionais, visando a qualidade e a inovação tecnológica na construção. Analise as afirmativas a seguir.
I. A NBR 15575-1 apresenta os parâmetros necessários para cada nível de desempenho de fundações.
II. A NBR 15575-2 apresenta os parâmetros necessários para cada nível de desempenho dos sistemas estruturais.
III. A NBR 15575-3 apresenta os parâmetros necessários para cada nível de desempenho dos sistemas de pisos.
IV. A NBR 15575-4 apresenta os parâmetros necessários para cada nível de desempenho dos sistemas de vedações verticais.
V. A NBR 15575-5 apresenta os parâmetros necessários para cada nível de desempenho dos sistemas de cobertura.
VI. A NBR 15575-6 apresenta os parâmetros necessários para cada nível de desempenho dos sistemas elétrico.

É correto o que se afirma em:

A NBR 8545:1984 fixa as condições exigíveis para execução e fiscalização de alvenaria sem função estrutural de componentes cerâmicos. A execução das alvenarias deve obedecer ao projeto executivo nas suas posições e espessuras. A referida norma especifica critérios para realização de elementos de distribuição de cargas em casos de presença de vãos, por meio de vergas e contravergas. Com relação à execução das vergas e contra-vergas de acordo com a NBR 8545:1984, analise as afirmações a seguir.
I. Sobre o vão de portas e janelas devem ser moldadas ou colocadas vergas. Igualmente sob o vão de janelas devem ser moldadas ou colocadas contra-vergas.
II. As vergas e contra-vergas devem exceder a largura do vão em pelo menos 10cm de cada lado e devem ter altura mínima de 10cm.
III. Quando o vão das aberturas onde será executada a verga ou contra-verga for maior do que 2,40m, a verga ou contra-verga deve ser calculada como viga.

É correto o que se afirma apenas em: 

O revestimento cerâmico é executado sobre uma base (substrato) e pode ser composto pelas camadas de regularização, fixação (argamassa colante), acabamento (placas cerâmicas) e as juntas. A NBR 13753:1996 estabelece os requisitos para a execução, fiscalização e recebimento de revestimentos de pisos externos e internos com placas cerâmicas assentadas com argamassa colante, não se aplicando a pastilhas cerâmicas. Em relação ao procedimento de execução do revestimento cerâmico em pisos, analise as afirmações a seguir.
I. Para aplicação de placas cerâmicas com área igual ou maior que 3600cm² deve ser aplicada argamassa colante no contrapiso e no tardoz das placas cerâmicas.
II. Em interiores, sem exposição direta à insolação e/ou umidade, sempre que a área do piso for igual ou maior que 32m² ou sempre que uma das dimensões do revestimento for maior que 8m, devem ser executadas juntas da movimentação.
III. Na aplicação das placas cerâmicas, os cordões de argamassa colante devem ser totalmente desfeitos, formando uma camada uniforme, configurando-se impregnação total do tardoz pela argamassa colante.
São procedimentos corretos para execução de revestimentos cerâmicos, de acordo com a NBR 13753:1996, apenas aqueles citados em:

A ABNT NBR 6118:2014 estabelece as características do concreto e do cobrimento da armadura em função da agressividade do ambiente em que a estrutura estará localizada. Considere o projeto e execução de uma edificação com pilares e vigas de concreto armado, submersa em água e situada em um ambiente de agressividade baixa (CAA I). De acordo com os parâmetros estabelecidos pela NBR 6118:2014 para a estrutura em questão, a relação água/cimento em massa, classe de resistência à compressão do concreto e cobrimento nominal das armaduras, devem ser, respectivamente, de: 

A ABNT NBR 5410:2004 estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Segundo esta norma, o número de pontos de tomada deve ser determinado em função da destinação do local e dos equipamentos elétricos que podem ser utilizados. Analise as afirmativas abaixo com relação à quantidade de tomadas:
I. Em banheiros, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, com distância máxima de 0,60m do box do chuveiro.
II. Em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, cozinha-área de serviço, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada para cada 3,5m, ou fração, de perímetro.
III. Acima da bancada da pia devem ser previstas no mínimo duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos.
IV. Em salas e dormitórios devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 5m, ou fração, de perímetro.

De acordo com a ABNT NBR 5410:2004 é correto o que se afirma nas assertivas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis