Questões de Educação Física da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da FGV

#Questão 1003370 - Educação Física, Bases Sócio-Históricas da Educação Física, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Educação Física

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, embora datados ainda da década de 1990, têm importância na organização histórica do ensino da Educação Física escolar brasileira. Uma de suas contribuições é a demarcação dos conteúdos em procedimental, conceitual e atitudinal.
Sobre o tema, é correto afirmar que

#Questão 1003371 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Educação Física

Observe os dois cenários a seguir:
1. O professor Jonas costuma avaliar seus alunos com base no desempenho motor demonstrado ao final do bimestre. No conteúdo handebol, por exemplo, atribui notas com base no acerto do arremesso em direção à meta. Também atribui pontos para a performance do aluno numa prova de jogo.
2. A professora Isabel avalia seus alunos com base no processo vivenciado ao longo do bimestre. No conteúdo capoeira, por exemplo, anotou em seu diário a participação dos alunos das atividades em cada aula. Para além, uso a apresentação de seminário sobre o tema e a experimentação em uma roda de capoeira como forma de composição da nota.
Sobre os exemplos, é correto afirmar que 

#Questão 1003372 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Educação Física

No quesito organização e legislação do ensino da Educação Física, a Base Nacional Comum Curricular tem tido importância fulcral na estruturação atual do ensino básico brasileiro. Sobre a Educação Física no ensino fundamental, o documento estabelece as seguintes unidades temáticas: 

#Questão 1003373 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Educação Física

Na perspectiva inclusiva, a Educação Física escolar estabelece alguns marcos para um trabalho que efetivamente possa iniciar um processo de inclusão no contexto da escola. Sobre esta temática, numa aula de Educação Física, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) É necessário evidenciar os preconceitos existentes para que haja discussão e desconstrução deles – especialmente no contexto da cultura corporal. ( ) É preciso esconder possíveis preconceitos existentes para que eles não atrapalhem as dinâmicas das aulas – especialmente no âmbito do movimento humano. ( ) É importante articular toda a escola e seu contexto para que de fato possa se iniciar um processo inclusivo – dialogando com a sociedade de forma mais ampliada. ( ) Para um processo inclusivo é necessário separar a turma em grupos com base em suas possíveis deficiências.
As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 1003374 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Educação Física

O senso comum estabelece que o esporte é um escape para classes menos favorecidas transformarem sua realidade social. O desejo de profissionalização esportiva e, com ela, a obtenção de altos salários acabam por reforçar esse ideal simbólico. Contudo, no caso do futebol, estatisticamente, os dados revelam que um percentual ínfimo de quem pratica o esporte chega a de fato se profissionalizar e obter uma remuneração alta. O debate sobre esse tema, no contexto das aulas de Educação Física, é essencial, pois, dentro de uma perspectiva críticoemancipatória, ajuda o aluno a desconstruir o ideário associado a 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis