Questões sobre Bases Sócio-Históricas da Educação Física

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Listagem de Questões sobre Bases Sócio-Históricas da Educação Física

O objeto de estudo da metodologia crítico-emancipatória é o(a)

#Questão 917822 - Educação Física, Bases Sócio-Históricas da Educação Física, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Educação Física

Assinale a opção que indica o referencial teórico que sustenta a abordagem crítico-superadora.

Historicamente, a Educação Física vivenciou muitos períodos transitórios, nos quais suas abordagens foram idealizadas com base nos pressupostos: militarista, higienista, eugenista, esportivista, mecanicista, tecnicista e da pedagogização. Contudo, também houve rupturas com estes modelos e a busca incessante por mudanças no âmbito das práticas pedagógicas, especialmente pelas tendências críticas que se projetaram na década de 1970 e 1980.        No bojo destas considerações, uma abordagem em especial se destacou pelas seguintes características no trabalho com a criança: 
• Consideração ao conhecimento que a criança já possui; • Resgate da cultura dos jogos e das brincadeiras; • Valorização do jogo como um instrumento e um meio de ensino.
Indique a alternativa que contempla o autor e a abordagem representada pelas características mencionadas:

De acordo com o Coletivo de Autores (2012), as décadas de 1970 e 1980 marcam o surgimento dos movimentos renovadores da Educação Física no Brasil. Dentre eles, o movimento humanista, que se caracteriza pela presença de princípios filosóficos em torno do ser humano, sua identidade e valor, tendo como fundamento os limites e interesses do homem. Os princípios veiculados pela Pedagogia Humanista deslocam a propriedade dada ao produto para o processo de ensino, assim sendo, o conteúdo passa a ser muito mais instrumento para promover relações interpessoais e facilitar o desenvolvimento da natureza da criança.      Relacionando-se aos princípios humanistas, surge uma tendência que se caracteriza como movimento alternativo ao esporte de rendimento, a qual pode ser representada pelo seguinte movimento:

Na década de 1980, a área da Educação Física no Brasil passou por um processo de reflexão teórica marcado pelo surgimento de um debate epistemológico acerca do tema corporeidade. O paradigma da motricidade humana surge como crítica ao pensamento de Educação Física que vê o corpo como o meio mecânico para alcançar a saúde. Nesse contexto, a epistemologia da motricidade humana apresenta como principal representante

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