Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

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Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao Currículo Cultural da Educação Física e assinale a alternativa CORRETA.

Assinale, nos itens que seguem abaixo, a alternativa a qual apresenta as principais diferenças propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular da Educação Física.


I. Para a proposição dos conteúdos da Educação Física, os PCNs propunham três blocos: 1) Conhecimento sobre o corpo; 2) Esportes, jogos, lutas e ginásticas e 3) Atividades rítmicas e expressivas, ao passo que a BNCC propões seis unidades temáticas: 1) Brincadeiras e jogos; 2) Esportes; 3) Ginásticas; 4) Lutas; 5) Práticas corporais de aventuras; 6) Danças.

II. Ao tratar das dimensões do conhecimento, a BNCC propôs a alteração da nomenclatura, pois, nos PCNs, a denominação era Dimensões de conteúdos e havia a proposição das dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. A BNCC propõe: experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, análise, compreensão, protagonismo comunitário.

III. A BNCC não apresenta a Educação Física integrada à proposta pedagógica da escola e desvinculou o conceito da dimensão cultural atribuído ao componente curricular amplamente difundida no documento dos PCNs.

IV. Na BNCC, em virtude da ampliação dos temas a serem abordados no componente curricular, as habilidades previstas para o Ensino Fundamental também aumentaram, passando para 69 habilidades, ao passo que, nos PCNs, não há previsão de habilidades, mas sim de objetivos a serem alcançados.


Assinale a alternativa CORRETA.

A Base Nacional Comum Curricular (2018) propõe, para as séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), maior aprofundamento nos estudos das práticas corporais na escola. Ainda, com o intuito de ampliar a flexibilidade, garantindo que a delimitação dos currículos e das propostas curriculares possam adequar-se às realidades locais, as habilidades, para o componente curricular, foram organizadas em dois blocos (6º e 7º anos e 8º e 9º anos) com a proposição de 06 unidades temáticas e os seus respectivos objetos de conhecimento. Sobre a organização dos objetos de conhecimento para os diferentes blocos, assinale a alternativa que apresenta somente objetos de conhecimento os quais garantem os direitos de aprendizagem para alunos dos 8º e 9º anos.

As diferentes perspectivas teórico-metodológicas da Educação Física escolar vêm sendo difundidas desde a década de 1980 com o intuito de melhor qualificar a prática pedagógica docente, desvelando as questões teóricas que dão explicação à forma como os professores abordam o ensino. Dentre as perspectivas difundidas, temos uma proposta que visa o ensino a partir das decisões que podem vir alternadamente do professor e dos alunos. O grau de abertura e a codecisão dos alunos podem variar a cada turma ou situação. Para a organização da aula, o professor prepara situações-problemas com tarefas para serem realizadas em pequenos grupos, permitindo que os alunos possam experimentar situações de exercícios, de ensino e de aplicação a partir do trabalho coletivo. Em uma aula, para o trabalho com os esportes de invasão, o professor pode preparar quatro folhas-tarefa, contendo desafios a serem solucionados pelos grupos, contemplando a criação de um jogo, a vivência do passe, o arremesso, o chute e a tarefa com a colocação de implementos. Essa ação permite aproximar os alunos das modalidades esportivas para a compreensão dos esportes de invasão, a partir dos conhecimentos inicias para promover a ampliação, a aprendizagem e o aprofundamento das capacidades de ação dos alunos, com vistas a sua utilização de forma autônoma fora da escola. Assinale abaixo, dentre as alternativas propostas, aquela que melhor define as características descritas acima.

Em uma aula de Educação Física para alunos do 6º ano, o professor, ao estruturar a sua aula, fez opção por um estilo de ensino com o intuito de oferecer possibilidades de uma maior interação entre eles e condições de feedback mais imediato. Dessa forma, preparou fichas de observação, contendo a descrição da tarefa a ser realizada, os critérios para a correção e a anotação de acertos e de erros e, em seguida, dividiu a turma em duplas, fez as explicações iniciais e demonstrou a realização do rolamento frontal. Na sequência, solicitou que cada dupla escolhesse quem iria iniciar a atividade e quem iria ser o observador da atividade. Dando continuidade, explicou que o aluno observador deveria ficar atento e verificar se o companheiro da dupla, durante a execução, coloca o queixo junto ao tórax, se toda a extensão das costas toca o chão e a finalização para a posição em pé foi executada sem o auxílio das mãos. Durante a verificação, o aluno observador deveria anotar as observações na ficha. Após algumas repetições, as duplas deveriam inverter as posições. Partindo desse exemplo da atividade proposta, escolha, dentre as alternativas abaixo, o estilo de ensino adotado pelo professor.

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