Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

     Uma educação física para a saúde preocupa-se com o aluno em movimento e não apenas com o gasto energético desse movimento e com mudanças comportamentais isoladas do contexto social. As ações são pedagógicas e permitem que os alunos se tornem sujeitos críticos e criativos sobre o que desejam em relação à sua saúde e à sua vida. Logo, as ações relacionadas à saúde, na perspectiva pedagógica, solicitam o desenvolvimento da promoção da saúde. A promoção da saúde tem como elementos o conceito positivo e multifatorial de saúde, a participação de todos na construção das ações, a ampliação das redes de cuidado e proteção, a multideterminação do processo saúde-doença-cuidado e as estratégias coletivas para o empoderamento das pessoas e para a ação política. 

V. J. M. Oliveira. Educação física para a saúde: uma aposta em (form)ação. Curitiba: CRV, 2022, p. 39 (com adaptações).


A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.


A melhoria de saúde dos alunos está condicionada à ênfase na execução de exercícios físicos, sobretudo na relação entre volume e intensidade durante as aulas.

     Uma educação física para a saúde preocupa-se com o aluno em movimento e não apenas com o gasto energético desse movimento e com mudanças comportamentais isoladas do contexto social. As ações são pedagógicas e permitem que os alunos se tornem sujeitos críticos e criativos sobre o que desejam em relação à sua saúde e à sua vida. Logo, as ações relacionadas à saúde, na perspectiva pedagógica, solicitam o desenvolvimento da promoção da saúde. A promoção da saúde tem como elementos o conceito positivo e multifatorial de saúde, a participação de todos na construção das ações, a ampliação das redes de cuidado e proteção, a multideterminação do processo saúde-doença-cuidado e as estratégias coletivas para o empoderamento das pessoas e para a ação política. 

V. J. M. Oliveira. Educação física para a saúde: uma aposta em (form)ação. Curitiba: CRV, 2022, p. 39 (com adaptações).


A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.


A identificação de padrões de aptidão física permite ao professor um planejamento de ações pedagógicas eficientes em torno da melhoria da saúde dos alunos.

Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.


Na busca pelo desenvolvimento da autonomia dos alunos, é desejável que estes se envolvam no processo de avaliação da educação física na escola.

Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.


Testes físicos e medidas antropométricas são exemplos de instrumentos pedagógicos a serem utilizados pelo professor para efetivar a avaliação da aprendizagem dos alunos.

Com base na compreensão de avaliação em educação física em uma perspectiva crítica, julgue o item subsequente.


Abdominal, “canguru” e flexão de braço são exemplos de exercícios a serem considerados como parte de provas avaliativas da educação física na escola.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis