Questões de Educação Física da FAURGS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da FAURGS

O avanço nos estudos na área de epidemiologia da atividade física no Brasil cresceu nas últimas décadas, porém o método epidemiológico para investigação da atividade física apresenta limitações. Considere as afirmativas abaixo.

I - Há a repetição de estudos do tipo transversal a despeito de outros delineamentos.
II - Há uma medição da atividade física por meio de questionários diferentes e, muitas vezes, não validados.
III- Há múltiplas definições dos desfechos relacionados à prática de atividade física e, como consequência, há também limitada comparabilidade entre diferentes estudos.

Quais constituem limitações ao método epidemiológico para o avanço nesses estudos? 

Durante a COVID-19, observa-se a supressão da resposta IFN-I (interferon do tipo I), com consequente disfunção dos mecanismos iniciais de controle da infecção, infiltrados hiperinflamatórios compostos por neutrófilos, macrófagos e monócitos em tecido pulmonar e um período de cytokine storm (tempestade de citocinas pró-inflamatórias) com linfopenia, assim como alterações em fatores da coagulação e na circulação, e na dispersão viral. Esse processo resulta na lesão do tecido pulmonar infectado com SARS-CoV-2 e culmina com um desconforto _______________ com a evolução à necessidade de _____________, ao possível ____________, falência múltipla dos órgãos e, consequentemente, à morte.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima: 

A prática de atividade física contribui com ações de promoção da saúde que melhoram a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS). Para doença cardiovascular e mortalidade, quais são os fatores de risco considerados modificáveis pela prática de atividade física regular?

O papel do profissional de Educação Física na Atenção Primária à Saúde se dá prioritariamente a partir de 

. Diversos estudos sobre diabetes indicam que a prática de atividade física diminui a necessidade de aplicação de insulina. A associação entre o uso de insulina para o tratamento de diabetes e os indicadores de atividade física em diferentes domínios (deslocamento, domicílio, lazer e trabalho) se apresenta como um fator de proteção em decorrência de um maior gasto energético semanal em atividade física em adultos e idosos no Brasil. Considere as afirmativas abaixo.

I - Em idosos, é possível observar que há tendência de redução do uso de insulina à medida que se aumenta a quantidade de domínios ativos.
II - A ocorrência da diabetes cresceu consideravelmente nos últimos anos, principalmente nos países de renda média como o Brasil.
III- O trabalho noturno está associado à redução de chances de tal doença. Também costuma ser associado a maiores níveis de atividade física e a menor tempo em comportamento sedentário.

Quais estão corretas? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis