Questões de Educação Artística da VUNESP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística da VUNESP

Os primeiros anos do século XVII, marcados na Europa pelo esplendor do barroco, trouxe afinal a paz ao Japão, depois de uma série de contendas de família e guerras civis. Porém, foi também uma época de novos conflitos, gerados pela intrusão de um mundo externo, distante e estranho. Uma nova forma de teatro, que tinha como origem a ação, criada por volta de 1600 pela bailarina Okuni – que dava recitais de dança e música em diversos locais da capital Kyoto, a fim de recolher donativos para a reconstrução do seu santuário em Izumo, destruído pelo fogo –, compreendia agora toda a extensão da realidade social.


(Berthold, 2000. Adaptado)


O descritivo aponta para o teatro 

Para Iavelberg (2017), o Critical Studies in Art Education Project (CSAE), uma das fundamentações para a Proposta Triangular, ocorreu na Inglaterra, nos anos 1981 até 1984, tendo como importante propósito

#Questão 1134289 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Arte

Um aluno deve encontrar um objeto que produza som e que lhe permita mover-se pela sala. De posse do objeto, começa a movimentar-se pela sala em vários sentidos, enquanto os outros, de olhos fechados, vão indicando com a mão o caminho que está sendo feito, localizando-se apenas pelo som.
Quando o aluno para de tocar a sua fonte sonora, todos abrem os olhos, mas sem abaixar a mão, possibilitando- -lhes, dessa forma, confirmar a maior ou menor precisão na localização da direção do som. (Almeida, 2011)

O exercício tem como objetivo

De acordo com o documento Currículo Paulista: etapa Ensino Médio (2020), o componente curricular Arte propõe, no ensino médio, o aprofundamento dos conhecimentos referentes a seis dimensões já dispostas no currículo voltado ao ensino fundamental. Uma dessas dimensões é descrita nos seguintes termos:
Refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. Nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e intelecto) é o protagonista da experiência.

Trata-se da

Tadeu Chiarelli aponta como uma das características fundamentais do circuito brasileiro de artes visuais durante o século XIX e início do XX:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis