Questões sobre Práticas e Mediações Educacionais em Artes

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À luz da sistematização das seis dimensões do conhecimento artístico prevista na BNCC, qual delas, de maneira explícita, caracteriza a possibilidade de exteriorizar criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos?

Sobre o componente curricular Arte no Ensino Fundamental, considere as afirmações abaixo:

I. A prática artística deve ser entendida como um processo social que vai além da simples aquisição de códigos e técnicas.
II. A aprendizagem de Arte no Ensino Fundamental deve ser linear e cumulativa para predispor a progressão das habilidades dos alunos.
III. As manifestações artísticas podem ser legitimadas não mais que por instituições culturais ou veiculadas pela mídia.
IV. A Arte possibilita o diálogo entre diferentes culturas, ao respeitar as diferenças e diligenciar o diálogo intercultural.

Assinale a alternativa correta: 

Analise as ideias sobre Barroco e Modernismo no contexto do Ensino Fundamental:


I. Barroco enfatiza contrastes e dramaticidade, podendo ser explorado em exercícios de pintura e dramatização.

II. Modernismo rompeu convenções estéticas, incentivando a liberdade de experimentação e a síntese de linguagem.

III. Ambos os períodos são idênticos em concepção, pois adotam a mesma estrutura formal e ideológica.

IV. Ao trabalhar comparações em sala, o professor pode promover debates que articulam a história da arte, a análise de obras e as releituras criativas.


Estão CORRETAS as afirmativas: 

Considere as afirmações sobre a aplicação da música popular brasileira (MPB) no Ensino Fundamental, anos finais:

I. O repertório musical, ao ser analisado em sala, possibilita discussões de identidade e contexto histórico, ampliando a perspectiva cultural dos alunos.
II. A improvisação sonora, apesar de potencializar criatividade, não deve compor o processo educativo por dificultar avaliações objetivas.
III. A contextualização de letras e ritmos pode suscitar reflexões transversais, envolvendo questões sociais e políticas.
IV. Projetos de composição coletiva motivam a escuta ativa e o diálogo, fortalecendo o senso de colaboração no grupo.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Na escola, a música pode ser relacionada a diversas áreas do conhecimento. Com o objetivo de uma alfabetização musical, na qual a aprendizagem seja relativa à diversidade cultural do Brasil, é imprescindível que as atividades contemplem:

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