Questões de Educação Artística do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2025

A música e seu ensino foram peças fundamentais na colonização do Brasil através dos padres jesuítas, que acabaram por implementar as primeiras propostas pedagógicas em educação musical, em que as crianças indígenas das missões católicas eram treinadas e aprendiam música europeia.
Sobre a história da música na cultura brasileira, leia as afirmativas abaixo:

I. O ensino de música tinha uma função importante: impor a cultura do colonizador. Para isso, era preciso sobrepor a cultura dos colonizados e inserir a cultura europeia.
II. O ensino de acordeom e harpa atua no campo social desde o Brasil colônia, como diferenciador de status, em uma concepção colonial de irmandade da música erudita europeia à música brasileira, em desenvolvimento.
III. Com a chegada de D. João VI, amante de música, a configuração artística e musical brasileira se desenvolveu bastante, aumentando, consideravelmente, o número de professores de música, em especial, de piano.
IV. Não há dúvida de que o estudo do piano e o domínio da língua francesa surgiram como valores elitizantes indispensáveis às famílias tradicionais e abastadas, ao longo da história do Brasil-colônia.

Estão corretas as afirmativas 

Com relação à educação musical, há precedentes históricos e considerações filosóficas sobre música que são relevantes à cultura e parecem ter suas raízes na Grécia Antiga. Pitágoras considerava a música como a expressão da harmonia, e esta se explicava por meio de proporções numéricas.
De acordo com a história da educação musical, analise as afirmativas abaixo e marque V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) Sócrates, Platão e Aristóteles consideraram os efeitos da música no corpo e alma do ser humano e apoiaram decisivamente a inclusão da música no currículo escolar da Grécia Antiga.
( ) Lutero, Calvino e Comenius escreveram extensivamente sobre música e defendiam o aspecto importante desta na educação individual.
( ) A função da música, na Era Medieval, foi de servir aos interesses da Igreja, e foi usada como instrumento educacional. Até a Renascença, a música continuou a manter importante papel na educação.
( ) Pestalozzi, Froebel e Spencer discordaram que a música fosse aspecto importante na educação individual e como parte essencial de uma educação formal.

A sequência correta, de cima para baixo, é: 

O canto orfeônico representou uma importante experiência no contexto da educação musical escolar, ao proporcionar a sua institucionalização em âmbito nacional. Entretanto, ao situar histórica e socialmente essa prática, alguns aspectos se destacam. À luz dos estudos contemporâneos em educação musical, é correto afirmar que:

I. A proposta da implementação do canto orfeônico foi elaborada por Heitor VillaLobos e implementada no governo Getúlio Vargas.
II. A prática em questão, embora tenha sido uma proposta de grande importância para a Educação Musical, principalmente por propor sua implementação em toda a rede de educação básica nacional, enfrentou a falta de disponibilidade de professores de Música especializados na área.
III. A implementação do canto orfeônico ocorreu em nível nacional. Esse processo foi facilitado pelos altos índices de alfabetização e pela característica majoritariamente urbana da população daquele período.
IV. O programa do canto orfeônico, embora importante para o cenário da educação musical escolar, contou com um aparato de mecanismos de um regime autoritário para concretizá-lo na prática escolar.

Estão corretas apenas as afirmativas

Em uma época em que ainda não havia o disco ou o rádio, os conjuntos de tocadores de flauta, violão e cavaquinho foram considerados as orquestras à disponibilidade das populações menos abastadas. Nesse contexto, surgiu um gênero que pode ser considerado como a primeira música urbana caracteristicamente brasileira. Essa música instrumental exigia de seus intérpretes uma exímia habilidade técnica.
A alternativa que indica, corretamente, o gênero musical a que se refere o texto é

O samba surge em um contexto urbano brasileiro, a partir de diversas influências de outras manifestações musicais de origem africana e afro-brasileira. Nos encontros na casa de Tia Ciata, surgiu uma obra de criação coletiva, feita por um grupo de velhos foliões baianos e de gente da moderna baixa classe média carioca. Essa obra, lançada em 1917, foi o marco do surgimento do samba enquanto música cultivada conscientemente, no formato em que conhecemos hoje.
Qual é o nome da composição de samba consagrada como primeiro registro desse gênero musical?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis