Questões de Educação Artística do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2025

Assinale a alternativa abaixo que indica o nome do primeiro projeto famoso de Oscar Niemeyer que foi construído em Minas Gerais: 

Considerando as diversas manifestações das artes visuais e a definição presente no texto: "As artes visuais apresentam-se em diferentes formas e manifestações artísticas. O desenho, a pintura, a gravura, a escultura e a fotografia fazem parte dessa linguagem. Também podemos considerar a arquitetura, o artesanato, as artes gráficas e o design produtos das artes visuais...", qual das alternativas NÃO caracteriza um aspecto fundamental das artes visuais?

O arrasta-pé, o xaxado, o chamego e o xote são exemplos de matrizes tradicionais de expressões artístico-culturais nordestinas ligadas ao:

O Manifesto Regionalista de 1926 foi um dos manifestos publicados na Primeira Fase do Modernismo no Brasil (1922-1930) e tinha como características a renovação da produção artística, literária e arquitetônica, ancorado na inovação de linguagem e em temas e motivos inspirados na cultura e na natureza brasileiros. O movimento ganhou bastante força no Nordeste. São exemplos de escritores desta fase do movimento regionalista na literatura:

De acordo com o PCN Arte, anos finais, o aluno sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano. Para tanto traz como Objetivos Gerais:
Marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Alcançar progressivo desenvolvimento musical, rítmico, melódico, harmônico, tímbrico, nos processos de improvisar, compor, interpretar e apreciar.
( ) Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical, criando, interpretando e apreciando músicas em um ou mais sistemas musicais, como: modal, tonal e outros.
( ) Fazer uso de formas de registro sonoro, convencionais ou não, na grafia e leitura de produções musicais próprias ou de outros.
( ) Valorizar as diversas culturas musicais, especialmente as brasileiras, estabelecendo relações entre a música produzida na escola, as veiculadas pelas mídias e as que são produzidas individualmente e/ou por grupos musicais da localidade e região.
( ) Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais e analisar as interpretações que se dão contemporaneamente entre elas, refletindo sobre suas respectivas estéticas e valores.

Assinale a sequência CORRETA: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis