Questões de Contabilidade Pública da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Pública da Instituto Consulplan

Sobre os fundamentos técnicos de contabilidade pública, assinale a afirmativa INCORRETA.

Considere os dados fornecidos a seguir para responder à questão.


No exercício financeiro de 2023, o Município de Santa Cruz apresentou a seguinte movimentação orçamentário-financeira:




Informações Adicionais:


No exercício de 2023, o Poder Executivo contratou operações de crédito por antecipação de receita orçamentária, no valor de R$ 80.000,00, quitados integralmente dentro do exercício, com juros remuneratórios de R$ 4.000,00. No mesmo ano foram abertos créditos adicionais suplementares por excesso de arrecadação, no valor de R$ 20.000,00. O Município recebeu Caução em garantia de execução contratual de obras, no valor de R$ 40.000,00, a ser devolvida ao licitante em 2025.

No Balanço Financeiro referente ao exercício de 2023, o valor a ser evidenciado na linha “Recebimentos Extraorçamentários” é:

Na contabilidade aplicada ao setor público, os fatos contábeis são eventos que afetam o patrimônio da entidade e podem ser classificados em permutativos, modificativos ou mistos. Considere a seguinte situação hipotética:
Um município adquire equipamentos de informática para a Secretaria de Administração no valor de R$ 50.000,00, realizando o pagamento à vista com recursos disponíveis em caixa. Essa aquisição tem como objetivo modernizar os processos administrativos, sem impactar o patrimônio líquido da entidade.
Com base nessa operação, assinale a alternativa correta quanto à classificação do fato contábil.

Uma prefeitura municipal elaborou, no início do exercício financeiro, um planejamento estratégico para três anos, com metas de redução de despesas correntes em 15% e aumento da arrecadação tributária em 20%. Para tanto, foram projetados os resultados esperados em função de diversas hipóteses de trabalho, como o aumento da eficiência na arrecadação de tributos e a renegociação de contratos com fornecedores. Ao final do primeiro ano, a prefeitura comparou os resultados alcançados com os projetados, identificando que as despesas correntes foram reduzidas em apenas 8%, enquanto a arrecadação cresceu 10%. Diante disso, os gestores ajustaram as projeções e as estratégias para os anos seguintes. Com base no caso apresentado e nas formas de análise das demonstrações financeiras, assinale a afirmativa correta.

O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento dos limites estabelecidos pela LRF referentes a Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. No âmbito municipal, o RGF será emitido, ao final de cada quadrimestre, pelos titulares dos Poderes Executivos e Legislativo. Sobre o RGF, assinale a afirmativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis