Questões de Comunicação Social da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social da IBFC

Para que a comunicação organizacional seja estabelecida, a empresa deve levar em consideração o seu sistema organizacional vigente, para que o ato comunicativo esteja em comunhão com os seus valores e seja autêntico e eficaz. Dentre os sistemas organizacionais existentes podemos apontar a “Adhocracia”. Sobre esse sistema, leia as afirmativas a seguir.


I. Suas estruturas são flexíveis, temporárias e orientadas por grupo-tarefas.

II. A tomada de decisão é mais descentralizada, e a responsabilidade e o controle são compartilhadas.

III. Há predomínio da interação horizontal sobre a vertical.

IV. Dá -se ênfase na doutrina behaviorista e em enfoque contingencial.


Estão corretas as afirmativas :

A comunicação organizacional é um ato complexo, que depende de muitos fatores para que seja executado e seja eficaz para os envolvidos. Sobre a comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) As barreiras da comunicação organizacional acontecem, majoritariamente, no âmbito das atividades físicas, por falta de aparelhagem ou tecnologia que possa disseminar a informação.

( ) As pessoas que fazem parte do agrupamento organizacional podem facilitar ou dificultar o processo comunicacional na organização, devido a fatores como preconceito e seus valores.

( ) O excesso de informação presente nas organizações pode dificultar o processo comunicacional.

( ) A credibilidade da fonte também interfere no processo da comunicação organizacional, e pode até se constituir como uma barreira para que a informação seja levada ao receptor .


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A comunicação organizacional pode ser entendida sob o ponto de vista de diversas teorias da comunicação, como a teoria da “agulha hipodérmica” e “da bala mágica”. Ela também pode usar alguns modelos em sua atividade prática, como o “modelo mecanicista”. Assinale a alternativa que melhor descreve esse modelo.

Embora crises sejam muito comuns de acontecerem e de todas as organizações estarem sujeitas a alguma crise, é possível tomar algumas medidas para tentar evitá-la ou antevê-la. Para alguns teóricos, existem cinco 5 (cinco) passos antes dela. Assinale a alternativa que não corresponda a um desses passos.

O gerenciamento de crise, muitas vezes, exige que o profissional que esteja responsável por realizar essa tarefa tome a decisão de se comunicar rapidamente com os públicos de interesse quando alguma crise é instalada. No entanto, quando isso ocorre de maneira não assertiva pode ocorrer prejuízos futuros à imagem da empresa. Sobre comunicação não assertiva e suficientemente rápida em momentos de crise, analise as afirmativas a seguir.


I. Quando se trata de catástrofes envolvendo vidas humanas, toda vez que o assunto surge à tona, a imagem da organização é manchada de novo.

II. Assuntos que envolvam escândalos pessoais são rapidamente esquecidos e, nesse caso específico, não há prejuízo que não possa ser corrigido, mesmo em caso de comunicação não assertiva.

III. A imagem de uma organização apenas sofre novos impactos quando a exposição nos meios de comunicação for grande.

IV. A comunicação, para que evite futuros prejuízos de imagem, deve ser feita, prioritariamente, na sequência dos fatos e pelo Presidente da organização.


Estão corretas as afirmativas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis