Questões de Comunicação Social da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social da IBFC

As objetivas podem ser definidas como um container para os elementos óticos, mecânicos e eletrônicos responsáveis por levarem a luz refletida pela cena até o sensor. Basicamente, a objetiva é responsável pelos controles e ajustes de abertura de diafragma, o ponto de focagem e, eventualmente, a distância focal. Para cada distância focal de uma objetiva, tem-se um campo de visão diferente, ou seja, uma quantidade diferente de cena que será captada. Sobre o campo de visão das objetivas, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Quanto maior a distância focal, maior fica o ângulo de visão.
( ) Uma objetiva de 50mm exibe aproximadamente 43 graus, que é o ângulo mais próximo da visão humana.
( ) Uma objetiva de 1200mm de distância focal tem um menor campo de visão do que uma objetiva de 8mm de distância focal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A luz propaga-se em linha reta, em um pincel cônico divergente. Dessa forma, a luz atinge o assunto / objeto a ser fotografado produzindo sombras escuras, com bordas bem definidas e, contraste acentuado. Essa iluminação é chamada de dura. Para que a luz deixe de ser dura e passe a ser suave duas técnicas podem ser adotadas para torná-la maior e mudar o direcionamento dos raios de luz. Assinale a alternativa correta que representa as duas técnicas para tornar a luz suave. 

Fotometrar consiste em se medir a quantidade de luz existente no ambiente onde será tomada a fotografia, para desta maneira ajustar de forma ideal a velocidade de obturação e abertura de diafragma, já levando-se em consideração que o ISO foi previamente ajustado a fim de se obter uma correta exposição. Sobre a fotometria há dois tipos existentes: fotometria de luz incidente e fotometria de luz refletida. Analise as afirmativas abaixo a respeito da fotometria de luz incidente.
I. A fotometria de luz incidente consiste em medir-se a quantidade de luz que incide sobre o assunto a ser fotografado, ou seja, neste tipo de fotometria o fotômetro mede a própria fonte de luz.
II. Os fotômetros de luz incidente estão integrados as câmeras fotográficas, sendo feito seu ajuste no menu de configurações.
III. Como o fotômetro de luz incidente mede a própria fonte de luz e não a luz que reflete do assunto, o mesmo não leva em consideração a taxa de refletância das tonalidades das cores, tornando este tipo de fotometria extremamente preciso se comparado com a fotometria de luz refletida.

Estão corretas as afirmativas:

Um dos principais ajustes para tomada de uma fotografia que pode ser selecionado pela câmera de forma automática ou ajustada intencionalmente pelo fotógrafo é o “número f”. Ao ajustá-lo, o fotógrafo obtém um efeito na fotografia denominado profundidade de campo (DOF - Depth Of Field). A expressão “número-f” refere-se:

Quando se fotografa com câmeras digitais SLR (single lens reflex), o equilíbrio de branco (isto é, a temperatura de cor) da imagem normalmente é calculado automaticamente pela câmera. Ela ajusta a temperatura da cor de acordo com o tipo de iluminação sob o qual o fotógrafo está fotografando. Em relação a temperatura de cor para medição do balanço de branco, assinale a alternativa que apresenta qual a medida de grandeza física utilizada para tais configurações de temperatura. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis