Questões sobre Marketing

A pesquisa de marketing de um banco revelou que é necessário realizar, para um público-alvo de clientes, uma campanha de vendas que tenha uma alta taxa de conversão, mesmo que os custos por contato sejam mais altos do que os das estratégias anteriores. A ferramenta de comunicação de marketing mais adequada para esse objetivo é/são:
  • A. a venda pessoal;
  • B. a promoção de vendas;
  • C. as relações públicas;
  • D. a propaganda comercial;
  • E. a assessoria de imprensa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A ferramenta de marketing que fornece mais subsídios para os profissionais de comunicação ajustarem suas estratégias e ações, visando à lealdade dos clientes, quando há um grande volume de informações, é o(a):
  • A. CRM;
  • B. pesquisa qualitativa;
  • C. pesquisa quantitativa;
  • D. ombudsman;
  • E. mala direta.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Um banco tem entre seus clientes diversos segmentos heterogêneos, que dificultam a comunicação para um público amplo e tornam necessária a realização de diversos ajustes em produtos e serviços. Dessa forma, o custo para captação de clientes é mais alto do que o dos concorrentes. A direção do banco implementou um plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:
  • A. a aquisição de clientes;
  • B. a perda de clientes;
  • C. o uso de serviços;
  • D. o número de reclamações;
  • E. o ticket médio.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre o marketing de causa, analise as afirmativas a seguir.

I. É praticado quando uma empresa escolhe qualquer causa pela qual lutar, independentemente de suas políticas e práticas, desde que convença seus clientes e funcionários e gere lucros.

II. Está ligado ao marketing social corporativo e, se bem executado, pode melhorar a imagem, a reputação e o posicionamento da marca.

III. É possível praticar o marketing de causa, criando uma nova organização inteiramente dedicada à causa ou apoiar organizações pré-existentes.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Para bem atuar, os profissionais de marketing devem entender as necessidades e desejos dos clientes e do mercado em que atuam, sendo os desejos, nesse contexto, definidos como
  • A. situações de privação claramente detectadas e percebidas.
  • B. forma que as necessidades assumem quando moldadas pela cultura e pela personalidade individual.
  • C. necessidades e preferências suportadas pelo poder de compra.
  • D. demandas concretas, mas que não podem ser conquistadas imediatamente.
  • E. sentimentos e sensações abstratas alcançadas a partir do consumo de determinados produtos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação ao uso da segmentação pela mídia, julgue o próximo item. A segmentação de mercado, um instrumento de marketing, consiste em identificar grupos de indivíduos com a finalidade precípua de lhes aplicar testes de opinião pública.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
De acordo com os objetivos e as características das diferentes modalidades de comunicação, apresentadas por Kunsch (2003), as ações de comunicação como marketing social e merchandising correspondem, respectivamente, às modalidades de comunicação:
  • A. mercadológica e interna.
  • B. administrativa e mercadológica.
  • C. externa e interna.
  • D. interna e administrativa.
  • E. institucional e mercadológica.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considere o texto acima e analise as afirmativas a seguir:

I. A digitalização possibilitou a inversão do vetor de marketing.

II. Enquanto no marketing de massa é a especificidade que estabelece as estratégias, no marketing de segmento é a generalidade que o faz.

III. A estratégia de marketing fundamentada na sincronicidade se dirige ao público, quando esse está em determinada situação.

É CORRETO o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre as fases do marketing propostas por Kotler, leia o texto a seguir.

“Na primeira fase, o marketing era orientado pela transação, concentrava-se em como efetuar a ______ . Na segunda fase, o marketing tornou-se orientado pelo ______ – como fazer o consumidor voltar e comprar mais. Na terceira fase, convida os consumidores a participar do desenvolvimento de produtos da empresa e de suas comunicações. O marketing ______ é o primeiro elemento básico do Marketing 3.0. As empresas que praticam o Marketing 3.0 querem mudar o mundo. Não conseguirão fazê-lo sozinhas. O Marketing 3.0 representa a colaboração de entidades de negócios que compartilham conjuntos ______ de valores e desejos.” (KOTLER, 2010, p. 12)

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

  • A. compra – relacionamento – competitivo - complementares.
  • B. troca – preço – digital - opostos.
  • C. precificação – consumo – agressivo - idênticos.
  • D. venda – relacionamento – colaborativo - semelhantes.
  • E. distribuição – consumo – virtual - conflitantes.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O marketing 3.0 ocorre em um cenário em que
  • A. as empresas controlam as informações trocadas entre os consumidores, facilitando o envio de mensagens personalizadas.
  • B. a globalização unifica as culturas e equilibra o poder econômico das nações, padronizando as ações de marketing.
  • C. a sociedade é mais criativa e o marketing trata as pessoas como seres humanos plenos e não apenas como consumidores.
  • D. a crise econômica obriga a padronização da produção e o marketing é centrado na redução do preço do produto.
  • E. os valores como sustentabilidade e responsabilidade social perderam importância nas ações de marketing institucional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: