Questões sobre Marketing

Nesse contexto do marketing esportivo, as opções a seguir apresentam afirmativas corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. O marketing do esporte e o marketing usado no esporte podem ser considerados conceitualmente como sinônimos.
  • B. O marketing esportivo pode ser usado para aproximar a empresa e comunidade, demonstrando a responsabilidade da primeira em relação à segunda.
  • C. O marketing usado no esporte pode identificar a empresa com segmentos específicos de mercado e aumentar sua exposição na mídia.
  • D. O marketing esportivo pode incrementar as vendas de um produto por meio do merchandising
  • E. Ao usar o marketing no esporte, a empresa busca mudar ou reforçar a imagem corporativa, aumentando a fidelidade à marca.
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Uma ação possível de marketing é a divisão dos consumidores em tipologias. Para agrupar o consumidor segundo sua tipologia, deve-se
  • A. admitir como princípio a repetição dos fenômenos de consumo em condições variadas.
  • B. manter um número pequeno de divisões para alcançar maior probabilidade de generalização estatisticamente relevante.
  • C. levar em conta o critério de regularidade, que aceita o pressuposto de que a variabilidade entre os fenômenos é estatisticamente significante.
  • D. levar em conta aspectos cognitivos, emocionais e relacionados a atitudes, modos de compra e estilos de vida.
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No marketing social, o gerente de marketing deve conhecer o consumidor, mas também os impactos do consumo dos produtos e serviços para a sociedade em geral e para o meio ambiente. Esse gerente deve levar em conta
  • A. a reversão de parte da renda da empresa para setores menos privilegiados da sociedade.
  • B. a implantação de ações para combater o consumerismo.
  • C. os três vetores: lucros da empresa, satisfação do consumidor e interesse público.
  • D. a satisfação total do consumidor direto, oferecendo o que ele deseja.
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Com a popularização do computador e da internet, surgiu o marketing eletrônico, que levou o consumidor ao consumo virtual. Nesse tipo de consumo,
  • A. o processo em etapas não segue o mesmo padrão do mundo físico, pois nem todos os consumidores realizam a compra pela internet.
  • B. o modelo de tipologias na internet não difere do padrão de raciocínio da divisão em grupos no mundo físico.
  • C. a interação entre consumidores de um segmento não deve ser estimulada, pois prejudica a venda devido às críticas de outros usuários.
  • D. o modelo econômico não é otimizado pela internet pela ausência de um vendedor que forneça informações sobre o produto.
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Na era digital, o similar da mala-direta é o e-mail marketing. É possível comprar listas de e-mails e dispará-los, levando em conta que
  • A. os spams, ainda que apresentem baixo retorno, são lucrativos para as empresas.
  • B. o sistema opt-in foi criado para reconhecer spams e redirecioná-los para a pasta de indesejados.
  • C. o título no corpo do e-mail deve chamar mais atenção do que o do campo de assunto.
  • D. o e-mail marketing apresenta baixa taxa de retorno para as empresas, em relação às outras mídias.
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Na era da internet e da convergência midiática, mudam-se as relações tradicionais entre anunciantes e consumidores. Nesse cenário,
  • A. o poder econômico perdeu a primazia no fluxo de informação, competindo com os usuários.
  • B. a internet desenvolveu-se inicialmente como um projeto para lucro de um grupo empresarial.
  • C. as novas tecnologias convergentes proporcionaram ao consumidor emigrar-se das mídias tradicionais.
  • D. as narrativas transmídias possibilitaram a veiculação igual de uma história em diferentes meios.
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A política de preços para uma dada marca pode criar associações na mente dos clientes em relação ao patamar de preços dentro de sua categoria. Nesta direção, várias estratégias de precificação podem ser utilizadas. Uma delas é a do tipo estratégia de preço premium, que é definida como:
  • A. a venda de produtos com preços iguais aos dos concorrentes, fazendo girar o estoque rapidamente.
  • B. a fixação de preços visando maximizar o lucro corrente, o fluxo de caixa ou o retorno sobre o investimento (ROI).
  • C. a determinação dos menores preços possíveis, pressupondo que o mercado seja sensível ao preço.
  • D. a venda de produtos com preços maiores que os dos concorrentes, visando gerar impressão de melhor qualidade.
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Leia o texto a seguir.

O conceito relatado diz respeito ao marketing:

  • A. digital.
  • B. internacional.
  • C. de guerrilha.
  • D. onicanal.
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O posicionamento de produtos implica
  • A. a divisão do mercado em grupos de clientes similares, a fim de direcionar ofertas específicas.
  • B. o ato de fazer o projeto da oferta e imagem do produto, de forma que ela ocupe uma posição competitiva significativa e distrital nas mentes dos clientes-alvo.
  • C. a identificação das bases mais produtivas para que o mercado seja dividido, identificando os clientes em segmentos diferentes.
  • D. um termo equivalente à identidade de marca, isto é, sua personalidade, seus valores e suas crenças.
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Em várias empresas, as informações obtidas por meio da pesquisa de mercado e de fontes como arquivos internos e serviços de inteligência de marketing passam a ser parte integrante do sistema de informações de mercado (SIM) de uma empresa. Esses sistemas auxiliam
  • A. na geração, na análise, no armazenamento e na distribuição de forma permanente de informações aos responsáveis pelas decisões de produção.
  • B. na geração de dados transacionais, visando limitar as projeções rotineiras de vendas.
  • C. no conhecimento sobre a concorrência, sobre os clientes e sobre o ambiente competitivo em que a empresa está inserida.
  • D. na antecipação de notícias internas, no alinhamento dos interesses pessoais dos envolvidos, na identificação de hobbies e no compartilhamento de e-mails.
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