Questões sobre Marketing

Comunicação Social - Marketing - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Comunicação Social

A atividade de criação publicitária busca, entre outros resultados, a produção do anúncio ou comercial, que reúne,numa peça, a informação sobre o produto, sobre a empresa e sobre a perspectiva de consumo. Neste sentido, o comercial se constitui como uma peça publicitária que tem como objetivo

I) informar o consumidor sobre preço do produto,buscando influenciá-lo na hora da compra, pois este é o único fator que produz efeito objetivo na decisão.
II)
informar e atrair o consumidor de forma persuasiva para influenciá-lo na sua decisão de compra, motivo principal da criação do anúncio.
III) influenciarpelo valor estético, uma vez que o consumidor orienta a sua compra exclusivamente pela beleza do anúncio e pela retórica usada para apresentar o produto.
IV) orientar o consumidor no sentido da sua decisão de compra, trazendo, por isso mesmo, informações precisas sobre o produto ou serviço,aliadas a uma forma estética que possa influenciar o consumidor na sua decisão final.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
    A) II e IV somente.
    B) IV somente.
    C) II, III e IV.
    D) I, II e III.
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Acerca do marketing institucional, assinale a alternativa correta.
  • A. A vinculação da imagem do patrocinador aos valores positivos identificados em produções culturais é o fundamento do chamado marketing cultural, restrito às iniciativas do setor privado.
  • B. É objetivo do personal marketing, ramificação do marketing institucional, estabelecer a identidade entre a organização que está promovendo a campanha de fortalecimento institucional com cada indivíduo que compõe o público-alvo desta.
  • C. O marketing institucional fortalece a imagem de uma organização perante o público-alvo, tendo como etapa do objetivo maior o aumento das vendas.
  • D. O marketing institucional é definido como um conjunto de estratégias e ações que visam a influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a consumir os respectivos produtos, a receber os respectivos serviços ou a contribuir de alguma forma com ela.
  • E. O endomarketing, também conhecido como marketing institucional, tem por objetivo otimizar as relações internas das empresas.
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Assinale a alternativa que apresenta a definição de Comunicação Integrada de Marketing.
  • A. Consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à própria marca ou de consolidar a respectiva imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.
  • B. Apresenta diversos setores de uma organização (empresa ou órgão público) em prol de um objetivo comum.
  • C. É também conhecida como Marketing 3.0; é um conceito atual, no qual o departamento de marketing assume posição central no planejamento e na execução das ações.
  • D. É o nome dado ao ato de se enviar uma mala direta, estimulando o cliente a acessar o site de uma empresa ou órgão público.
  • E. Consiste na utilização dos diversos canais de rede social para a promoção de uma marca ou produto.
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Qual é a definição correta de marketing?
  • A. Ações articuladas dentro do mercado.
  • B. Derivada do termo inglês market (mercado, em português), estuda as relações entre os diversos públicos de uma organização.
  • C. Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.
  • D. Conjunto de conhecimentos sistematizados de forma a orientar as ações de uma empresa, de um órgão governamental, de uma ONG ou mesmo de um artista ou profissional liberal.
  • E. Processo de análise dos diversos players em um determinado contexto, público ou privado.
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A respeito de campanhas de marketing, assinale a alternativa correta.
  • A. As campanhas atuais integram ações de mala direta com marketing interativo, criando sinergia entre a comunicação por meio impresso e os canais digitais.
  • B. É correto afirmar que uma campanha de marketing digital equivale à mala direta dos tempos atuais.
  • C. Já está comprovado que os diversos segmentos de público são fiéis ao respectivo perfil ou aceitam a mala direta ou o marketing digital.
  • D. A taxa de cliques (CTR ou click-trough rate) é verificada dividindo-se o número de cliques que um anúncio recebe pela quantidade de usuários em um determinado espaço de tempo.
  • E. Com a chegada de novos recursos e ferramentas que dinamizam a comunicação por meios digitais, a mala direta caiu no esquecimento.
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Para as empresas públicas e as de economia mista, as estratégias de endomarketing têm como principal objetivo
  • A. criar a identidade nos stakeholders.
  • B. fazer os colaboradores compartilharem da imagem positiva da organização.
  • C. alterar rapidamente a reputação da organização, após uma crise.
  • D. aumentar os índices de venda ao diminuir os gastos com marketing direto.
  • E. evitar crises de identidade.
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Assinale a opção que completa corretamente o seguinte trecho extraído do livro “Administração de Marketing”, de Philip Kotler e Kevin Lane Keller (Pearson Prentice Hall, 2006):

“O/A _______________ é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores – direta ou indiretamente – sobre os produtos e marcas que comercializam. Num certo sentido, o/a ______________ representa a ‘voz’ da marca e é o meio pelo qual ela estabelece um diálogo e constrói relacionamentos com os consumidores”.

  • A. porta-voz
  • B. brand equity
  • C. comunicação de marketing
  • D. estratégia de branding
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Algumas áreas pelas quais passam os trabalhos desenvolvidos nas agências de propaganda são menos conhecidas ou celebradas pela sociedade em geral. A base fixada ao longo dos anos na memória do público, em geral, conta quase sempre com Atendimento, Planejamento, Criação e Mídia, mas deixa de lado algumas atividades que fazem parte do tecido complexo e múltiplo que é o trabalho publicitário. Sobre as áreas menos reconhecidas do trabalho publicitário, constata-se que a(o)
  • A. Promoção de Vendas é responsável pela distribuição de comerciais.
  • B. Produção Eletrônica é responsável pelos fornecedores de impressão.
  • C. Pesquisa de Mercado é responsável pela análise de dados.
  • D. Produção Gráfica é responsável pela distribuição de amostras grátis.
  • E. RTVC (Rádio, TV e Cinema) é responsável pelo trato com os birôs.
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Acerca da comunicação interna e externa, julgue os próximos itens.

São estratégias de ações de endomarketing® as campanhas publicitárias e a promoção de vendas de produtos ou serviços.
  • C. Certo
  • E. Errado
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O setor de Marketing Institucional de uma empresa desenvolveu uma campanha para conquistar mais seguidores nas redes sociais. Após pesquisas junto ao público-alvo (classe BC, faixa etária de 18 a 25 anos e nível médio completo) e também diante da limitação da verba disponível, decidiu-se pela criação de uma conta no Instagram. Destacam-se como estratégias iniciais de lançamento da conta da empresa na referida rede social:
  • A. repetir o mesmo conteúdo postado nas outras contas da empresa no Facebook e Twitter; massificar postagens sobre vendas de produtos;
  • B. criar nome de usuário diferente do nome fantasia da organização para despertar a curiosidade do público-alvo; adotar linguagem verbal distinta de todas as mídias até então utilizadas;
  • C. criar nome de usuário diferente do nome fantasia da organização para despertar a curiosidade do público-alvo; adotar linguagem verbal distinta de todas as mídias até então utilizadas;
  • D. editar o perfil de acordo com os valores institucionais; utilizar de maneira criteriosa as hashtags nas postagens para conquistar seguidores;
  • E. não divulgar a conta do Instagram em quaisquer plataformas digitais geridas pela instituição; veicular na mídia impressa especializada o mote da campanha.
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