Questões sobre Campanha Publicitária

Sant’Anna (2005) afirma que “Não devemos esquecer que em publicidade é indispensável o estudo das motivações antes de se decidir agir.” Essa afirmação reflete o quanto o fator humano determina o processo de criação de uma campanha publicitária e encontra um paralelo no(a)
  • A. potencial tecnológico setorial
  • B. treinamento do grupo de vendas
  • C. cálculo dos preços finais dos produtos
  • D. qualidade dos pontos de venda
  • E. adequação ao público-alvo
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Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a partir dos fundamentos de design da informação.

As campanhas educativas utilizam a linguagem gráfica com o objetivo de atingir um número elevado da população à qual se destinam. Dessa forma, não convém limitar a utilização de imagens.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Um profissional de atendimento de uma agência de propaganda costuma receber de seus clientes diversas páginas de informações sobre os produtos e serviços, para realizar campanhas de viés comercial. Ao se reunir, pela primeira vez, com o responsável pela Comunicação Institucional de um banco público, recebe apenas uma folha com informações já direcionadas sobre o conteúdo publicitário da campanha. Esse processo está:
  • A. correto, porque o cliente pode determinar o conteúdo da campanha e deixar a agência cuidar apenas da forma;
  • B. correto, porque a agência não deve dar feedback sobre os processos dos clientes atuais e potenciais;
  • C. incorreto, porque quanto mais informações passadas para a agência, melhor será a campanha publicitária;
  • D. incorreto, porque o profissional do banco público demonstrou não ter experiência na área institucional;
  • E. incorreto, porque a legislação de comunicação pública especifica que a agência determina o conteúdo das peças.
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A agência de publicidade aglutina profissionais especializados em diversas áreas para a prestação de serviço publicitário. Em sua estrutura encontram-se profissionais, como
  • A. o atendimento, responsável por gerir os projetos dentro da agência, sendo contratado pelo anunciante.
  • B. o redator, responsável pela elaboração dos briefings de criação, sendo contratado pela agência.
  • C. o produtor gráfico, responsável pela impressão das peças, sendo contratado pela gráfica.
  • D. o mídia, responsável por negociar, comprar e autorizar as veiculações, sendo contratado pela agência.
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No anúncio apresentado,
  • A. a frase não faça scroll dirigindo deveria conter o termo em inglês em itálico para melhor compreensão da peça.
  • B. a frase a seguradora global de confiança é o slogan, que resume o conceito do serviço.
  • C. a frase não faça scroll dirigindo é o título e tem mais durabilidade que o slogan.
  • D. a frase a seguradora global de confiança é dispensável no anúncio por não ser criativa.
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É parte do briefing de uma campanha publicitária
  • A. o brainstorming.
  • B. a verba de comunicação.
  • C. a estrutura aristotélica.
  • D. a rede semântica.
  • E. a remuneração da agência.
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De acordo com Lupetti (2010), sobre os tipos de campanha de comunicação, é CORRETO afirmar:
  • A. As campanhas institucionais têm como função promover a marca e a reputação de uma organização.
  • B. As campanhas guarda-chuva têm como estratégia as ofertas do tipo “leve 3, pague 2”.
  • C. As campanhas de promoção de vendas e as campanhas cooperadas são veiculadas concomitantemente.
  • D. As campanhas de incentivo têm por função impactar o público externo das empresas.
  • E. As campanhas de propaganda têm por objetivo principal divulgar preços, descontos e condições de pagamento.
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Acerca de planejamento e execução de campanhas no âmbito da comunicação pública, assinale a opção correta.
  • A. Por estarem abertas a intervenções polêmicas e outras formas de interações não oficiais, as redes sociais são inadequadas como agendamento de mídia para as organizações estatais.
  • B. Campanhas institucionais de publicidade de órgãos estatais programadas em mídia paga não podem ser veiculadas espontaneamente por veículos de comunicação não agendados, com vistas a evitar cobranças indevidas de divulgação.
  • C. Campanhas públicas, a exemplo das campanhas de combate ao mosquito da dengue, podem ser consideradas ações de comunicação pública, quando da inserção espontânea de merchandising social em telenovelas e outros meios ficcionais.
  • D. A publicidade legal, que se destina ao conhecimento geral do público, é um ato de Estado ou governo, não se aplicando, portanto, em nenhum caso, ao âmbito da competência de particulares.
  • E. Campanhas de iniciativa não estatal e não governamental, como a denominada Outubro Rosa, não se enquadram no campo da comunicação pública, mas ao segmento das estratégias do marketing comercial.
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A respeito de planejamento de campanha publicitária e estrutura das agências de publicidade, julgue os itens seguintes.

A área de atendimento desempenha uma dupla função, tanto representa a agência como os interesses do cliente no âmbito da própria agência.

  • C. Certo
  • E. Errado
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A respeito de planejamento de campanha publicitária e estrutura das agências de publicidade, julgue os itens seguintes.

O briefing, fornecido pela agência, reúne informações que orientam o planejamento de uma campanha.

  • C. Certo
  • E. Errado
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