Questões de Comunicação Social da FGV

Uma das mais célebres agências de fotografia é, certamente, a Magnum Photos Inc. Fundada em 1947 por Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David “Chim” Seymour, permanece de modo indelével na história do fotojornalismo. Vários acontecimentos foram registrados pelas lentes dos reconhecidos fotógrafos que conseguiam conjugar jornalismo e arte. Com relação à Magnum, é correto afirmar que:
  • A. era uma cooperativa de acionários que fazia prevalecer o direito autoral das imagens como propriedade dos fotógrafos e não das publicações nas quais eram veiculadas as fotos;
  • B. apenas indivíduos de nacionalidade europeia eram admitidos como fotógrafos, pois havia o receio de que a divulgação de determinadas imagens desestabilizaria o establishment de países da Ásia, África e América Latina;
  • C. as telefotos eram transmitidas em média resolução, uma vez que a tecnologia utilizada, até os anos de 1980, não possuía a qualidade necessária para garantir a posterior impressão em jornais e revistas;
  • D. na década de 1950, todos os quatro membros fundadores morreram, o que levou o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado a assumir a agência;
  • E. o conceito de fotografia como elemento de informação jornalística passou a ser reconhecido a partir do momento em que a agência foi fundada.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre a importância do planejamento gráfico nos periódicos, leia o texto a seguir.

O planejamento gráfico, ao conformar a materialidade do periódico, atua como _____________, estruturando a organização e hierarquia dos elementos informativos, segundo critérios de edição. A base do projeto é o (a) ____________, que no jornalismo impresso tem algumas medidas principais. O espaço gráfico é organizado segundo um grid ou ___________, que é um conjunto de linhas de marcação invisíveis para quem não participa do processo de diagramação. Sua função é organizar conteúdos em relação ao espaço da página, estabelecendo o número de colunas, o espaço entre elas e as margens da página, para que se mantenha a (o)____________do periódico. Outro elemento fundamental para manter as características da publicação é a escolha dos tipos. Uma fonte é um alfabeto completo, com letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação, de um determinado tipo, que seguem um mesmo padrão de ______________.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.

  • A. limitador – cor – layout – gramatura – gradiente.
  • B. molde – papel – bleed – logotipo – inclinação.
  • C. diretriz - tipologia – linha editorial – target – peso.
  • D. forma - boneca – arte final – expediente – corpo.
  • E. mediador – formato – diagrama – identidade – desenho.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ao se analisar o desenvolvimento de house organs no Brasil, seja em instituições públicas ou privadas, o maior desafio, historicamente, para os responsáveis pela publicação está no(a):
  • A. conquista da credibilidade junto ao público interno, por meio da produção de conteúdo relevante;
  • B. viabilidade econômica pelo baixo número de anúncios e alto custo da publicação;
  • C. uso de linguagem simples e não técnica para integrar todos os setores da organização;
  • D. separação do conteúdo institucional oficial das notícias de interesse do público interno;
  • E. distribuição física, o que foi minimizado a partir do uso de publicações eletrônicas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A Teoria da Agulha Hipodérmica, que pressupõe que as mensagens são recebidas pelo público de forma passiva e uniforme, também é conhecida como
  • A. Teoria do Agendamento.
  • B. Teoria do Espelho.
  • C. Espiral do Silêncio.
  • D. Teoria da Bala Mágica.
  • E. Teoria do Newsmaking.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre a Sociedade da Informação, analise as afirmativas a seguir.

I. Na sociedade da informação, a matéria-prima menos valorizada é o conhecimento, que deve ser ignorado em favor da criatividade e da inovação.

II. A cultura de uma sociedade se altera quando a mediação tecnológica da comunicação passa de puramente instrumental para estrutural.

III. A trama comunicativa que a revolução tecnológica introduz na sociedade resume-se às máquinas e não altera rotinas de produção e de distribuição de bens e serviços.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A consonância está entre os valores-notícia de construção, que se relacionam com os critérios de elementos do acontecimento que serão incluídos na notícia. A consonância é entendida como
  • A. a capacidade de relatar um fato de maneira simples, reduzindo sua ambiguidade e complexidade.
  • B. o ato de amplificar o acontecimento e suas consequências, com o objetivo de reforçar o impacto da notícia.
  • C. a intenção de mostrar o sentido do acontecimento a fim de aumentar a sua relevância para o público-alvo.
  • D. a estratégia de inserir a novidade em um contexto já conhecido, correspondendo às expectativas do receptor.
  • E. a estruturação da notícia, ressaltando aspectos dramáticos e apelando para as emoções da audiência.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre a relação entre reportagem e democracia, leia o texto a seguir.

A reportagem é a forma de maior aprofundamento possível da ______________ e, por outro lado, é aquela que melhor responde às aspirações de uma democracia contemporânea, com toda a plenitude, até mesmo da utopia. Pois é justamente a __________ de vozes e de significados sobre o real que fazem com que a reportagem se torne um instrumento de __________ e instrumentalização plena da democracia, uma vez que a democracia é __________ e polissêmica.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.

  • A. imagem, limitação, ampliação, unificada.
  • B. informação, pluralidade, expansão, polifônica.
  • C. opinião, unicidade, controle, utópica.
  • D. interpretação, seleção, cerceamento, imprevisível.
  • E. multimídia, distorção, restrição, improvável.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Para Jean Baudrillard, os meios de comunicação são apenas uma parte do processo de transformação da realidade em um signo do próprio real.

Assinale a opção que apresenta a denominação que ele dá a essa parte do processo.

  • A. Realidade líquida.
  • B. Espetáculo.
  • C. Arquétipo.
  • D. Zapping.
  • E. Simulacro do real.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A partir do momento em que a notícia se vê circunscrita a uma lógica de produção em moldes industriais, a busca pela superação das metas de circulação anteriormente traçadas passa a dar o tom nas redações. Fake news, retórica sensacionalista e agendamento do noticiário são empregados. Contudo, existem protocolos implícitos tanto de natureza deontológica quanto ética relacionados à atuação do profissional de imprensa. Com relação ao jornal-empresa, é correto afirmar que:
  • A. a proposição do método “igreja-estado” visava à separação dos interesses editoriais dos comerciais com o objetivo de propalar o viés sensacionalista nas publicações;
  • B. de acordo com os valores do jornalismo independente, os critérios de negócios, na definição das pautas, devem sobrepujar os critérios editoriais;
  • C. desde que o leitor não se incomode, as publicações informativas podem estampar anúncios como se fossem notícias;
  • D. a divisão do trabalho centralizou o gatekeeping nas mãos dos editores que, por sua vez, ora se orientam por leis de mercado ora por conveniências de grupos de interesse;
  • E. o papel do jornalismo é fornecer informações pouco isentas aos cidadãos, orientando-os para que possam tomar decisões conscientes.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As opções a seguir apresentam diversos termos que podem ser associados ao universo da cibercultura, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A. Multimidialidade e interconexão.
  • B. Inteligência coletiva e redes digitais.
  • C. Interatividade e digitalização.
  • D. Computadores e mobilidade.
  • E. Comunicação centralizada e cultura de massa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: