Questões de Comunicação Social da UECE

Em entrevista ao site Cultura e Mercado, a gestora cultural Maria Helena Cunha afirma que, “o primeiro passo para a construção de um plano estratégico [para a gestão cultural] é o reconhecimento do ambiente de atuação e aqui me refiro ao ambiente interno e externo das instituições. Este reconhecimento leva à elaboração de um diagnóstico que dará subsídio para o início dos trabalhos de planejamento, que ainda irá, em seguida, passar para a estruturação de um plano de ação, de sustentabilidade e que irão definir as ações estratégicas e os projetos executivos”.

Fonte: http://www.culturaemercado.com.br/site/mercado/aplicando-o-planejamento-estrategico-a-gestao-cultural/.

Acesso em 20.08.2018. Pelo exposto, pode-se afirmar corretamente que a gestão cultural

  • A. implica conhecer o campo em que o gestor atua de modo a planejar de forma estratégica suas ações.
  • B. é imprescindível para os equipamentos culturais privados, sendo opcional no caso dos equipamentos públicos que não visam ao lucro.
  • C. tem na elaboração do diagnóstico a etapa imediatamente anterior à definição dos projetos a serem executados.
  • D. é uma área de formação generalista, ou seja, prescinde de uma especialização, e deve ser, prioritariamente, assumida por um artista.
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O economista brasileiro Celso Furtado foi um dos grandes defensores da dimensão cultural como parte fundante do desenvolvimento de uma nação. Seu pensamento, nesse aspecto, é
  • A. uma aplicação, no contexto brasileiro, das recomendações vigentes no Banco Mundial desde a sua criação nos anos 1940.
  • B. fundamental para a discussão contemporânea, ao destacar o papel da criatividade para a economia.
  • C. resultado do seu estudo sistemático da relação entre cultura e desenvolvimento nos países desenvolvidos, em especial nos europeus.
  • D. colocado em prática com a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE – em 1959.
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Na avaliação do produtor cultural Rômulo Avelar, “a cultura brasileira vive a era dos editais, que, por um lado, torna mais democrático o acesso aos recursos, mas que, por outro, cria novos desafios para artistas, produtores e gestores. Cada vez que um empreendedor busca recursos públicos para a realização de um projeto, traz no ‘pacote’ pesadas obrigações, materializadas na forma de prestações de contas repletas de armadilhas”.

Fonte: AVELAR, Romulo. Elementos de gestão dos empreendimentos culturais. In: Curso de formação de gestores públicos e agentes culturais. Disponível em http://www.cultura.rj.gov.br/curso-gestores-agentes/textos/elementosgestcultural.pdf. Acesso em 01.09.2018

Diante dessa realidade, é correto afirmar que

  • A. ainda há espaço para improvisos no que diz respeito ao planejamento, gestão e avaliação de projetos e programas culturais.
  • B. basta ser um grande criador para prescindir de lidar com as engrenagens da política pública de cultura, seja federal, estadual ou municipal.
  • C. a saída é apostar no trabalho coletivo, envolvendo habilidades criativas e técnicas, além de capacidade de planejamento, gestão, produção, elaboração de projetos e comunicação e conhecimentos jurídicos.
  • D. a sustentabilidade de um programa cultural não virá da excelência no plano artístico, mas do estabelecimento de parcerias com bons profissionais de diversas áreas tais como administração, comunicação, direito etc.
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O processo de comunicação humana pode ser analisado em um viés antropológico, tendo em vista que tal processo ocorre dentro de uma perspectiva de trocas simbólicas e reciprocidade entre os indivíduos. Considerando essa premissa, assinale a opção em que o autor e a respectiva noção — que serve de base para a compreensão da comunicação humana — estão corretamente associados.
  • A. Jacques Derrida — desconstrução textual
  • B. Mikhail Bakhtin — carnavalização
  • C. Marcel Mauss — dádiva
  • D. Néstor García-Canclini — hibridismo cultural
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Há uma série de autores que articulam os campos da comunicação e da cultura. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando corretamente os nomes dos autores e os conceitos aos quais correspondem suas ideias.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 4, 2, 3, 1.
  • B. 2, 4, 1, 3.
  • C. 3, 1, 2, 4.
  • D. 1, 3, 4, 2.
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Assinale a opção que completa correta e respectivamente os seguintes trechos extraídos do livro de John B. Thompson “A Mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia” (Vozes, 1998), nos quais o autor discute os inícios da globalização da comunicação e da informação, destacando três desenvolvimentos-chave para tal processo ocorrido entre o fim do século XIX e o início do século XX:

I. “O __________1 foi o primeiro meio de comunicação que explorou com sucesso o potencial comunicativo da eletricidade”.

II. “Um segundo desenvolvimento do século XIX que teve considerável importância para a formação das redes de comunicação global foi o estabelecimento de __________2”.

III. “Um terceiro desenvolvimento que exerceu um importante papel na globalização da comunicação provém também do final do século XIX: diz respeito ao desenvolvimento de novos meios de transmitir informação através de __________3 e a sucessão de tentativas para regular a distribuição do __________4”.

  • A. telégrafo1 – agências internacionais de notícias2 – ondas eletromagnéticas3 – espectro eletromagnético4
  • B. telefone1 – cadeias de emissoras radiofônicas allnews2 – papel3 – jornal4
  • C. aparelho televisor1 – editoras de livros2 – ondas sonoras3 – espectro sonoro4
  • D. rádio1 – bancas de jornais e revistas2 – código morse3 – material jornalístico decodificado4
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O escritor francês Honoré de Balzac (1799-1850) escreveu, certa vez:

“A imprensa organizou o pensamento e o pensamento em breve irá tirar proveito do mundo. Uma folha de papel, frágil instrumento de uma ideia imortal, pode nivelar o globo”.

O trecho acima exposto, em particular nas partes destacadas, exemplifica as ideias de um pensador em relação aos meios de comunicação e às tecnologias. Assinale a opção que corresponde a esse pensador e sua respectiva teoria.

  • A. Paul Lazarsfeld — duplo fluxo da comunicação
  • B. Regis Debray — pensamento mediológico
  • C. Herbert Marcuse — homem unidimensional
  • D. Zygmunt Bauman — modernidade líquida
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O linguista russo Roman Jakobson (1896-1982) definiu, em 1960, em seu texto “Linguística e Poética”, que consta do livro “Linguística e Comunicação” (Cultrix, 1991) as seis funções da linguagem, conforme os seis elementos da comunicação que ele propõe. Assinale a opção que apresenta corretamente um exemplo de uma dessas funções propostas por Jakobson no cotidiano das pessoas na Internet.
  • A. Função referencial: pessoas buscam referir-se a si próprias em espaços como Facebook e Instagram.
  • B. Função expressiva: pessoas comentam acontecimentos e pseudoacontecimentos expressivos em redes sociais como Linkedin.
  • C. Função fática: pessoas que querem ter certeza de que seus destinatários leram as mensagens enviadas pelo WhatsApp.
  • D. Função conativa: diz respeito ao modo como pessoas se mostram nas redes sociais digitais tentando construir seu ethos individual.
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Dentre os autores abaixo apresentados, assinale o que NÃO se dedicou ao estudo da opinião pública.
  • A. Walter Lippman
  • B. Pierre Bourdieu
  • C. Elisabeth Nöelle-Neumann
  • D. Michel Chion
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O pesquisador norte-americano Henry Jenkins discute, em seu livro “Invasores do Texto: fãs e cultura participativa” (Marsupial, 2016), o que ele denomina de “cultura fã” e várias de suas formas de manifestação textual. Duas formas de produção textual de agentes receptores na contemporaneidade são
  • A. tecnologia push e upload.
  • B. slash e filking.
  • C. datamining e blind copy.
  • D. brand name e market profile.
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