Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

A importância da escrita para a evolução da sociedade é indiscutível, ao mesmo tempo em que essa evolução também afeta a escrita. No tocante ao texto jornalístico, é correto afirmar que
  • A. a internet teve pouca ou nenhuma influência no texto jornalístico.
  • B. o recurso do lead caiu em desuso, com o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC).
  • C. os textos jornalísticos on-line valorizam o recurso da pirâmide invertida.
  • D. a internet valorizou o uso da pirâmide invertida, em que a ponta, parte mais aguda, contém as informações mais relevantes da notícia
  • E. a pirâmide invertida, assim denominada por ter, em um primeiro momento, a base mais larga e, portanto, conter a maior parte da matéria, perdeu a própria funcionalidade.
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O surgimento de novos meios de comunicação introduziu novas linguagens no Jornalismo. O jornalismo impresso, o jornalismo radiofônico e o jornalismo televisivo utilizam linguagens adaptadas às características do respectivo meio. Para o grande teórico da comunicação, McLuhan, “o meio é a mensagem”. Com base no conhecimento acerca das variações das técnicas jornalísticas em veículos distintos, assinale a alternativa correta.
  • A. Jornalismo on-line e webjornalismo são sinônimos, ou seja, a reformulação da parte visual do jornalismo impresso para uma configuração dentro da página virtual.
  • B. A redação de notícias com hipertexto representa um novo sistema de construção. A tradicional técnica “pirâmide invertida” dá lugar a uma arquitetura noticiosa aberta, com blocos de informação organizados em diferentes modelos, sejam eles lineares ou complexos.
  • C. Na televisão, o vídeo tem um papel mais complementador da informação, enquanto, na internet, ele revela mais um aspecto de ilustração. Na televisão, o vídeo não é redundante e empresta um caráter legitimador à informação veiculada oralmente.
  • D. Historicamente, a base da linguagem televisiva sempre foi a imagem, o objetivo era a competição com o rádio. Já nesse primeiro momento, um estudo aprofundado dos aspectos narrativos da imagem tomava conta dos estúdios e sets de filmagem dos telejornais.
  • E. Fala-se em nova linguagem no jornalismo para a internet, no entanto ela apenas replica e dispõe de outra forma de recursos já utilizados nos meios de comunicação tradicionais.
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Qual destes critérios não deve nortear a produção de conteúdos digitais para a Internet?
  • A. Multimidialidade, a utilização de vários formatos (imagem, som, vídeo e texto) na narração de um texto.
  • B. Hipertextualidade, a ligação de conteúdos através de links.
  • C. Padronização do conteúdo, para que todos os usuários tenham acesso aos mesmos dados.
  • D. Instantaneidade, rapidez na produção e disponibilização do conteúdo.
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Ao se analisar o desenvolvimento de house organs no Brasil, seja em instituições públicas ou privadas, o maior desafio, historicamente, para os responsáveis pela publicação está no(a):
  • A. conquista da credibilidade junto ao público interno, por meio da produção de conteúdo relevante;
  • B. viabilidade econômica pelo baixo número de anúncios e alto custo da publicação;
  • C. uso de linguagem simples e não técnica para integrar todos os setores da organização;
  • D. separação do conteúdo institucional oficial das notícias de interesse do público interno;
  • E. distribuição física, o que foi minimizado a partir do uso de publicações eletrônicas.
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Considera-se como o pai do hipertexto o teórico

  • A. Jean Baudrillard.
  • B. Tim Berners-Lee.
  • C. Marshall McLuhan.
  • D. Theodore Nelson (Ted Nelson).
  • E. Noam Chomsky.
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Durante a leitura de uma matéria jornalística, é fundamental manter a atenção do leitor. Para que isso ocorra, são utilizadas algumas técnicas em sua elaboração, tais como a chamada pirâmide invertida, que deve ser iniciada
  • A. pela opinião do repórter.
  • B. por dados numéricos.
  • C. pelo personagem principal.
  • D. pela cronologia da história.
  • E. pelo clímax.
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A técnica de redação de uma manchete é importante, pois, segundo Elcias Lustosa, ela representa a construção de uma mensagem específica que comporá o quadro do material editorial de um noticiário de qualquer veículo de comunicação de massa. (O texto da notícia, Brasília: Editora UnB) Lustosa complementa que se constitui em um elemento fundamental no que se refere à composição do quadro geral da
  • A. manipulação e do conteúdo sensacionalista.
  • B. função publicitária e do material opinativo.
  • C. estética e do conteúdo do material informativo.
  • D. função pedagógica e do material ilustrativo.
  • E. alienação e da função participativa.
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No que se refere à elaboração de uma legenda, devem ser evitadas as seguintes ações:
  • A. fazê-la no alto da foto e dar o crédito do fotógrafo logo depois dela.
  • B. centralizá-la e colocá-la na parte de cima da foto.
  • C. alinhá-la à esquerda e colocá-la na parte de cima da foto.
  • D. alinhá-la à direita e dar o crédito do fotógrafo logo depois da legenda.
  • E. centralizá-la e dar o crédito do fotógrafo logo depois da legenda.
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Considere:

Na reprodução dos jornais acima,

  • A. a diferença nas linhas editoriais está definida nas pautas; o projeto gráfico não está adaptado para os diferentes públicos.
  • B. ambos os jornais são da linha editorial econômica, cada um adaptado para seu público. O Agora São Paulo, para a classe C, e o Valor Econômico, para as classes A e B.
  • C. ambos os jornais têm como linha editorial a divulgação de notícias: o Agora São Paulo volta-se para serviços ao cidadão e entretenimento, enquanto que a linha do Valor Econômico se destina às informações de economia, finanças e negócios.
  • D. a diferença da linha editorial de cada veículo pode ser percebida pelos projetos gráficos: uso ou não de serifas, tamanho da tipologia e aplicação de cores. Os tempos verbais, como o uso do indicativo e a linguagem, e a seleção das pautas se assemelham.
  • E. percebe-se que ambos os jornais são sensacionalistas, pois espetacularizam os assuntos em suas manchetes, mas com as linguagens adaptadas aos seus respectivos públicos.
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Considere:

O trecho se aplica ao texto jornalístico

  • A. interpretativo para a mídia impressa, gênero jornalístico que ganhou grande impulso nos EUA, também conhecido como New Journalism.
  • B. informativo radiofônico exclusivamente, por conta da semelhança com o texto telegráfico.
  • C. informativo apenas para a mídia impressa, de acordo com o modelo ocidental de jornalismo.
  • D. informativo apenas para a mídia impressa, de acordo com modelo de jornalismo para o desenvolvimento.
  • E. informativo tanto para a mídia impressa como para a radiofônica, dentro do modelo ocidental de jornalismo.
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