Questões de Artes do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes do ano 2018

A característica básica do PCN de Artes é a proposta triangular – que deve ser um ponto de partida para o ensino da Arte na escola. Essa abordagem tem como requisito um educador em constante transformação, em movimento e há modalidades a serem trabalhadas nos ciclos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam a elaboração dos conteúdos em linguagens, das quais se EXCLUI a linguagem

Considerar e compreender em que contexto as músicas são criadas, praticadas e consumidas tornase extremamente relevante em uma abordagem pedagógica que valoriza a diversidade da produção humana.

Partindo dessa abordagem, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) As ideias, os valores, as crenças, os conhecimentos e intenções dos produtores e dos consumidores de música são importantes para se compreender a diversidade humana.

( ) Igualmente importante é estar atento para as novas possibilidades de recepção de música, já que os significados não estão preestabelecidos, mas são construídos no momento da própria ação musical (criar, executar, escutar).

( ) O ensino de Música também deve ser construído tendo em vista o contexto e as características da escola e da região em que está situada.

( ) A construção coletiva do currículo que se busca no novo ensino médio encontra na música uma forte aliada. Em razão do interesse que os jovens têm por música, a escolha coletiva de temas sobre música a serem trabalhados nas aulas constitui uma possibilidade interessante.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A primeira metade do século XX viu coexistirem, lado a lado, duas pedagogias diametralmente opostas em relação ao ensino de arte. Enquanto a livre expressão era disseminada pelo mundo, subsistiam ainda métodos herdados do século XIX. Nos anos 1950, surgiram outras propostas visando ao equilíbrio entre esses dois extremos. A partir desse entendimento sobre o ensino de Artes no século XX, analise as seguintes afirmações:

I. A generalização do laissez-faire, marcado por um fazer livre ‘sem consistência’ em sala de aula, fez com que a disciplina de arte sofresse grande desprestígio.

II. As contribuições teóricas de Piaget e Gardner afetam negativamente o ensino de arte, reduzindo a relevância e consolidando seu desprestígio como área de conhecimento.

III. No enfoque dos estudos culturais, a cultura popular é vista como um lugar de resistência e conflito, onde se expressam manifestações como a música hip-hop, os fanzines e outras formas de arte que fornecem materiais para reapropriações de seus conteúdos pelas classes trabalhadoras.

IV. Os pilares do DBAE são: a produção artística, a reprodução, a história da arte, a estética e a crítica.

V. Nos anos de 1960 surgem as bases teóricopráticas da Arte-Educação como disciplina (DBAE), procurando associar o fazer artístico aos conhecimentos históricos e estéticos.

É correto somente o que se afirma em

Atente para o que se afirma a seguir em relação à Educação Musical e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) O aprendizado musical dos sujeitos depende do acesso ao conhecimento musical, mesmo que sejam potentes para o aprendizado da música.

( ) A música deve proporcionar ao sujeito uma experiência sonora prazerosa.

( ) O corpo, quer seja através dos movimentos quer seja através do canto, deve ser o primeiro instrumento musical a ser explorado.

( ) Para o desenvolvimento do repertório musical dos sujeitos na escola, não é necessário usar músicas adequadas ao desenvolvimento do aluno nem músicas que façam parte de sua realidade, como a música folclórica.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

O ensino das artes na educação básica tem provocado discussões e reflexões nas mais diversas instâncias – políticas, educacionais e administrativas – impulsionadas pelas mudanças nas legislações que regem o sistema educacional brasileiro. Atente ao que se diz a seguir sobre arte e seu ensino, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) As definições de arte são inúmeras, em diversificados momentos e conforme estejam ligadas a concepções artísticas, estéticas e/ou educacionais, gerando outras problemáticas e estados de complexidades.

( ) A arte, na contemporaneidade, deve estar ancorada muito mais em dúvidas do que em certezas: desafia, levanta hipóteses e antíteses em vez de confirmar teses.

( ) A educação, por sua vez, está ancorada nas diferenças e nas diversidades “que somos e quem somos.

( ) Os tempos atuais exigem investimentos e diversificações, coerências e competências sociais e epistemológicas para que cada um seja construcional de sua pessoalidade coletivada e que se conheça para que possa, nos Outros e nas Coisas, se reconhecer, quer nas similitudes, quer nas diferenças e/ou nas divergências.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis