Questões de Artes do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes do ano 2018

Educação através da arte é a terminologia criada por Herbert Read na Inglaterra, em 1951 ligada ao movimento

No documento PCN-Artes, foram elaborados os moldes que o ensino de Artes deveria seguir. Os parâmetros curriculares, para todos os ciclos do ensino fundamental, são bastante abrangentes. Foram propostas, como guias, quatro modalidades artísticas, quais sejam:

A escola, ao contrário do que possa parecer, não é um local neutro, homogêneo, universal. Cada escola é um lugar repleto de peculiaridades, valores, rituais e procedimentos que lhe são próprios. Ainda que certos elementos estejam presentes de uma maneira aparentemente uniforme, cada escola é também resultado daquilo que cada um dos seus sujeitos (professores, pais, alunos, funcionários, etc.) faz dela. É um lugar de produção, criação e reprodução de cultura, de valores, de saberes: tempo/espaço de encontros, tensões, conflitos, preconceitos. Pensar a escola multicultural é pensar

I. no tratamento dado à cultura que se está defendendo.

II. em um projeto cultural, que apresente às novas gerações uma gama de saberes, conhecimentos e valores.

III. a escola como produtora de toda uma dinâmica cultural que institui visões de homem, de mulher, de mundo e de sociedade.

IV. que nem todos têm potencial para aprender sobre a cultura.

Estão corretas as complementações contidas em

À medida que a técnica e depois a tecnologia invadiram os meios de produção, provocaram o surgimento de novas formas artísticas nas quais foi ultrapassada a rígida separação entre obras de arte e objetos produzidos com a interferência de máquinas. A fotografia e o cinema são os primeiros exemplos desse fato.

Atualmente vivemos em um tempo no qual, praticamente, todas as pessoas são “alfabetizadas audiovisualmente”, pois vivem imersas em um mundo de imagens, sobretudo as habitantes das cidades, onde a linguagem audiovisual é familiar, corriqueira e comum. Atente às seguintes afirmações sobre a arte nesse novo tempo:

I. As obras de Arte deixam de ser resultados exclusivos das “mãos do artista”.

II. O “artista-fotógrafo” já não precisa pintar, mas sim operar a máquina.

III. Arquivos de imagem podem ser manipulados no computador.

IV. A obra de arte passou a ser também produzida em série e dirigida ao mercado.

Está correto somente o que se afirma em

Ensino e aprendizagem de arte não é mera proposição de atividades sem fundamentos, ao aluno bem como a instituição de ensino deve se fazer entender que a disciplina tem objetivos específicos e os conteúdos “sempre se ligam a determinado espaço cultural, tempo histórico e a condições particulares que envolvem aspectos sociais, ambientais, econômicos, culturais, etários.” (BRASIL, 1997, p.49). O professor é o mediador entre as partes: instituição/aluno – disseminação do conhecimento. Os três eixos norteadores produzir, apreciar e contextualizar, são definidos nesta articulação individualizados, porém interligados no contexto. Considerando esses três eixos, numere os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

1. Produzir

2. Apreciar

3. Contextualizar

( ) Percepção, decodificação, interpretação, fruição de arte e do universo a ela relacionado. Refere-se à análise da produção artística individual e do outro, interpretando segundo seus conhecimentos preconcebidos, “a produção histórico-social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas práticas populares, no meio ambiente”. (BRASIL, 1997, p.50)

( ) A seleção dos conteúdos é baseada em critérios que visam despertar a curiosidade estimulando o conhecimento da própria cultura, e a descoberta da cultura do outro em diferentes épocas. Segundo os PCN’s. (BRASIL, 1997, p.51)

( ) São as experiências que o aluno tem na prática nas atividades propostas (como expressão, construção, representação), observando a temática a que está relacionada. É o processo de criação que se realiza por intermédio de experimentações (técnicas, materiais, substratos) e também do uso das diversidades de linguagens artísticas. (BRASIL, 1997, p.50)

A sequência correta, de cima para baixo é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis