Questões de Administração da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração da FGV

A descentralização é uma tendência em muitas organizações contemporâneas, como resposta à complexidade dos desafios organizacionais, tais como mudanças tecnológicas, inovação e diversificação dos mercados.

No entanto, a descentralização também tem desvantagens, tais como:

Uma autarquia avalia que vem perdendo efetividade no cumprimento de sua missão institucional. A liderança da autarquia entende que é preciso criar integração entre as áreas da organização e estimular a decisão compartilhada como forma de ganhar flexibilidade e inovar em seus projetos. A autarquia pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos compostos por funcionários das diferentes áreas.

Entre as possíveis desvantagens da nova estrutura em relação à anterior, é correto apontar:

Um administrador acaba de assumir a chefia da área de operações da empresa em que trabalha. O administrador tem pouco tempo de casa e sua promoção foi vista com desconfiança e insatisfação pelos colegas de equipe. O setor é responsável por projetos importantes de melhoria e inovação na área fim de atuação da empresa. Os membros da equipe são especialistas em suas áreas de atuação e seu trabalho é bastante valorizado pela empresa. O novo chefe entende que terá pouca liberdade para recompensar ou punir os membros da equipe.

Pelo modelo contingencial de liderança de Fiedler, na situação descrita, o estilo de liderança mais eficaz seria:

A teoria da liderança situacional, proposta por Hersey e Blanchard, enfatiza as características dos liderados para determinar o comportamento de liderança mais adequado – ou seja, a teoria sustenta que o estilo de liderança mais eficaz é contingente às características dos liderados.

Mais especificamente, a teoria propõe que o estilo de liderança mais eficaz depende do nível de prontidão dos subordinados, que se refere ao:

Uma das variáveis estruturais dos grupos é o status, ou seja, a posição social definida ou atribuída aos membros do grupo. Em um grupo, é comum haver diferenças de status entre os membros, derivada de diferentes fontes. O status tem efeitos sobre o poder das normas, a pressão por conformidade e a interação entre os membros do grupo.

Quanto a esses efeitos, é correto destacar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis