Questões de Administração da COMPERVE

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Na análise e melhoria de processos, alguns princípios devem ser observados, como o princípio da parcimônia, segundo o qual

Uma forma de entender o conceito e a importância dos sistemas de qualidade e de viabilizar a aplicação da padronização e da melhoria desses sistemas é a aplicação do ciclo PDCA. As fases do ciclo PDCA são:

Quanto às práticas de gestão de pessoas nas organizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os processos de seleção de pessoal sempre incluem os procedimentos de análise de currículo, prova e entrevista.

II. As diretrizes e ações em gestão de pessoas no serviço público não incluem processos voltados à gestão por competências.

III. Processos de remoção de pessoal não são permitidos no serviço público federal para servidores que já foram removidos ou redistribuídos anteriormente.

IV. A avaliação de desempenho pode ser limitada devido ao efeito de Halo, à tendência central e ao efeito de recenticidade.

Pedro Alcântara é assistente técnico de saúde no hospital público estadual. Após intensa observação, o servidor constatou que a organização enfrenta sérias dificuldades no que tange à gestão de pessoas. Os problemas estão relacionados à avaliação de desempenho, à liderança, à motivação e à satisfação no trabalho. Sendo assim, o servidor propôs as seguintes sugestões aos responsáveis pelo setor:

I Os feedbacks devem ser realizados mesmo quando os funcionários não estão de acordo com a iniciativa, posicionando-se na defensiva ao verem seus pontos fracos apontados.

II Em hospitais, o líder deve ser transacional, pois, assim, ele inspira seus liderados a transcender os próprios interesses pelo bem da organização e do grupo.

III De acordo com a Teoria da Hierarquia de Necessidades, para motivar um servidor que está no nível relacionado à segurança, por exemplo, é necessário focar sua satisfação no nível da segurança ou no nível imediatamente superior, relacionado à estima.

IV Para analisar a satisfação dos profissionais do hospital durante o trabalho e os fatores que estão relacionados a ela, é preciso levar em consideração a personalidade de cada indivíduo.

Considerando a proposta do servidor, as sugestões compatíveis com as teorias de gestão de pessoas estão presentes nos itens

A metodologia 5S foi criada no Japão, na década de 50, para ajudar na reconstrução do país após a II Guerra Mundial. Ela é utilizada na etapa inicial de um processo de implantação da qualidade total em uma organização, e sua denominação reúne a primeira letra de cinco palavras japonesas. Em português, compõem a metodologia, os sensos de

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