Secretaria Estadual de Saúde - RN (SESAP/RN)

Pacientes com traumatismo crânio encefálico (TCE) podem apresentar diferentes estados de consciência, dependendo da severidade da lesão. Quando um paciente apresenta TCE severo, ele pode entrar em coma temporariamente e recuperar a consciência gradativamente ou de forma abrupta e ainda passar para o estado vegetativo em 2 a 4 semanas. Sobre a intervenção em pacientes com alterações severas de consciência decorrentes de TCE em contexto hospitalar, considere as condutas do terapeuta ocupacional apresentadas a seguir.

I Utilizar a escala funcional de níveis cognitivos do Rancho Los Amigos que permite a observação comportamental para classificar o nível da função cognitiva do paciente.

II Executar o programa de estimulação multissensorial de forma individualizada de acordo com os níveis de função cognitiva e motora de cada paciente por meio de estímulos táteis, vestibulares, olfatórios, cinestésicos, proprioceptivos, auditivos e visuais sendo aplicados de forma simultânea para favorecer a neuroplasticidade.

III Fornecer estímulos cinestésicos, proprioceptivos e vestibulares por meio de suaves mudanças de posição do corpo, com movimentos leves de cabeça e pescoço, rolamento e inclinação para sentar.

IV Utilizar estratégias para normalizar o ambiente, visando reduzir a agitação por meio do fornecimento de informações de orientação e manter uma estrutura diária previsível.

Das condutas referidas, as corretas estão presentes nos itens

  • A. III e IV apenas.
  • B. II e IV apenas.
  • C. I, II e III.
  • D. I, III e IV.
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Em uma situação de crise, após as providências tomadas para a segurança de um paciente agudamente suicida, torna-se importante um tempo para o profissional de saúde mental aprofundar o contato com o paciente e compreender com ele a sua situação de vida. Seguindo o modelo de Psicoterapia de Crise, considera-se que, na intervenção,
  • A. há ênfase na abordagem aos conflitos inconscientes.
  • B. não há ênfase no reforço aos mecanismos de defesa.
  • C. há ênfase na mudança de caráter.
  • D. não há ênfase em mudanças de personalidade.
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A lesão medular espinhal (LME) é um evento devastador que afeta ou que interfere em diferentes fases da vida. O tratamento de reabilitação estimula o lesado medular a reaprender e a controlar as funções “perdidas”, conferindo-lhe a maior independência funcional possível, o que o torna capaz de se integrar socialmente. Para tratar pacientes acometidos por lesão medular, o terapeuta ocupacional deve
  • A. indicar, para paciente com lesão cervical alta (C1 a C4), extensores radiais de punho para controle da tenodese.
  • B. favorecer, na fase aguda, o posicionamento correto no leito, prescrever órteses e incentivar a posição sentada para estimular a funcionalidade de membros superiores.
  • C. prescrever para paciente paraplégico, com nível de lesão C4, adaptações que substituem a preensão em atividades como alimentação e higiene oral.
  • D. orientar pacientes com lesão cervical, nível C6 e C7, a utilizar dispositivo externo para respiração em caso de complicações na musculatura diafragmática.
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Kurt Lewin é considerado um dos pioneiros no estudo de grupos. Segundo esse autor, a noção de grupo pressupõe
  • A. um número determinado de pessoas reunidas.
  • B. uma interdependência entre as pessoas.
  • C. um agrupamento de pessoas gerando dinâmicas distintas.
  • D. uma reunião de pessoas com motivações diferentes.
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A paralisia braquial obstétrica é o resultado de uma lesão das fibras nervosas do plexo braquial durante as manobras obstétricas do parto, gerando grande repercussão na funcionalidade do membro superior lesado do recém-nascido. Sobre a intervenção do terapeuta ocupacional na paralisia braquial obstetra (PBO), analise as afirmativas a seguir:

I A imobilização com gesso ou órtese em posição "esgrimista" é ineficaz, pois resulta em rigidez articular e luxação inferior do ombro.

II O membro acometido deve ser posicionado em discreta adução do ombro, permitindo a semiflexão de punho e mantendo os dedos em repouso.

III O tratamento terapêutico deve ter início o mais cedo possível com o posicionamento do membro superior de encontro ao tórax por enfeixamento, gerando repouso na região traumatizada e diminuição do edema.

IV Em crianças com PBO, as dificuldades para alcance, preensão, apoio, transferência e descarga de peso para o lado acometido interferirão nas aquisições motoras e no desempenho funcional.

Das afirmações, estão corretas

  • A. I, II e III.
  • B. apenas I e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. apenas I e II.
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Para identificar as causas de diversos transtornos psicológicos, deve-se analisar a interação entre todas as dimensões relevantes: genéticas, processos cognitivos e comportamentais, influências emocionais e interpessoais e os fatores de desenvolvimento. Essa análise se chama abordagem
  • A. genética.
  • B. unidirecional integrada.
  • C. multidimensional integrada.
  • D. psicológica.
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O desenvolvimento da criança é um importante determinante de saúde e o tratamento dos atrasos do desenvolvimento estão dentro da área de abrangência da terapia ocupacional Em relação aos atrasos do desenvolvimento da criança, é necessário que o terapeuta ocupacional considere que
  • A. a brincadeira da criança deve ser avaliada a partir dos seguintes instrumentos: PEDI (Pediatric Evoluation of Disability Inventory)/ inventário da avaliação pediátrica e a WeeFIM (Functional Independece Measure for Children).
  • B. o desenvolvimento social é uma habilidade da criança para resolver problemas por meio da intuição, percepção e raciocínio verbal e não verbal.
  • C. o desenvolvimento infantil deve ser analisado a partir das seguintes áreas de desempenho ocupacional: atividades de vida diária, atividades instrumentais da vida diária, educação, trabalho, lazer e participação social.
  • D. a criança apresenta atraso no desenvolvimento quando é incapaz de se engajar em uma ocupação compatível com a sua idade, dentro de um ambiente.
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O terapeuta ocupacional, quando foca o brincar, considera o papel de brincante e todos os fatores que contribuem para o desenvolvimento integral e saudável do indivíduo. Sobre o brincar na perspectiva do terapeuta ocupacional, analise as afirmativas as abaixo.

I No brincar como predisposição, consideram-se os seguintes fatores: motivação intrínseca, ênfase nos meios, comportamento centralizado no organismo, relação com comportamentos instrumentais, liberdade em relação às regras e envolvimento ativo.

II No brincar como comportamento observável, analisa-se a relação entre o brincar e os papéis que o indivíduo deve desempenhar no futuro, apresentando uma correlação direta com atividades funcionais.

III A teoria do Continuum brincar preconiza a motivação intrínseca, referindo-se à importância do brincar e à influência do brincar no desenvolvimento do indivíduo.

IV O modelo do entretenimento, de Anita Bundy, é baseado no brincar como um conjunto complexo de comportamentos e se caracteriza por um processo dinâmico.

Das afirmativas, estão corretas:

  • A. apenas I e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. apenas I e II.
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As tecnologias assistivas são normalmente utilizadas por terapeutas ocupacionais com a finalidade de melhorar a capacidade funcional do indivíduo e permitir maior engajamento nas atividades diárias. Essas tecnologias e suas respectivas técnicas são apropriadas para cada comprometimento físico do indivíduo, facilitando o engajamento nas atividades de vida diária. A opção em que há a correta associação entre a disfunção apresentada e a prescrição das tecnologias adequadas é:
  • A. pessoas com incoordenação poderão utilizar munhequeiras com pesos, estabilizador de pratos antiderrapantes e protetor para prato com bordas elevadas com a finalidade de auxiliar as atividades de alimentação.
  • B. pessoas com paraplegia poderão utilizar alcançadores para pegar itens leves em prateleiras altas, abridor de latas elétricos e tesouras com cabos para as atividades de administração doméstica.
  • C. pessoas com hemiplegia poderão utilizar barbeador elétrico, escova de dente presa por um cordão e munhequeiras com peso para as atividades finas de higiene.
  • D. pessoas com quadriplegia poderão utilizar relógio de parede que emitam sons e maçaneta de portas com cores de forte contraste para as adaptações ambientais.
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A terapia ocupacional tem como alvo principal de intervenção a disfunção ocupacional. Essa disfunção é traduzida como uma dificuldade para a realização de atividades rotineiras por alterações físicas, sociais, cognitivas ou outra. Sobre os métodos e as técnicas de avaliação nas áreas de desempenho ocupacional, considere as afirmativas abaixo.

I A medida de independência funcional (MIF) mensura a severidade da incapacidade e os resultados da intervenção da reabilitação em pacientes adultos e em idosos, avaliando a independência para as atividades de vida diária (autocuidado), o controle dos esfíncteres, a mobilidade, a deambulação, a comunicação e as atividades cognitivas de caráter social.

II O terapeuta ocupacional poderá utilizar a escala de KATZ para avaliar as atividades básicas de vida diária.

 III O questionário de avaliação em saúde (Health Assesment Questionnaire) é um instrumento validado no Brasil e desenvolvido para a população infantil, sendo mais indicado para casos em que há comprometimento cognitivo.

IV A avaliação da função escolar (SFA) mensura o perfil funcional de uma criança e informa sobre o desempenho de suas habilidades, a independência ou a quantidade de ajuda fornecida pelo cuidador e as modificações do ambiente doméstico utilizadas em sua rotina diária.

Das afirmativas, estão corretas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I e IV.
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