Questões de Administração da COMPERVE

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A capacidade de influenciar o comportamento das pessoas nas organizações nos remete às discussões sobre a dinâmica do poder em seu interior. Em relação a esse tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Existem diferentes tipos e fontes de poder nas organizações. Nesse sentido, podemos identificar como tipos de poder o de recompensa, o coercitivo, o legítimo, o de referência e o de especialização.

II. As fontes de poder relacionadas ao poder coercitivo são a experiência, o conhecimento e o talento, e as relacionadas ao poder de referência são a atração e o carisma.

III. Além de derivar de fontes interpessoais, o poder também se origina da estrutura das atividades e do fluxo de informações encontradas em toda a organização. Assim, dentre as características organizacionais que moldam as relações de poder, podem-se citar a redução da incerteza, a substituibilidade e a centralidade.

IV. De acordo com o modelo de contingências críticas, tudo o que uma organização e suas diversas partes necessitam para realizar suas metas e continuar a sobreviver pode ser classificado como contingência crítica. A obtenção do controle de recursos é uma maneira de se reduzir a incerteza quanto à disponibilidade permanente dessas contingências críticas e uma forma de indivíduos ou grupos adquirirem poder na organização.

V. A capacidade de uma pessoa ou grupo de adquirir poder também é afetada pela centralidade ou pela posição no interior do fluxo de trabalho em uma organização.

A respeito da cultura organizacional, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A cultura organizacional é entendida como o principal indicador do grau de satisfação dos participantes de uma organização.

( ) No nível mais profundo da cultura organizacional estão os artefatos visíveis, como o layout e as formas de gestão da organização.

( ) Os aspectos simbólicos e inconscientes fazem parte da cultura organizacional.

( ) A cultura organizacional é composta exclusivamente por elementos mais estáveis da organização e, portanto, não pode ser modificada de forma ativa e intencional.

( ) A cultura organizacional estabiliza e fornece estrutura e significado aos membros da organização.

Numere a coluna 2 de acordo com o apresentado na coluna 1, identificando componentes dos diferentes níveis de análise em comportamento organizacional, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

As unidades de saúde são estruturas organizacionais complexas devido à natureza dos serviços prestados. A estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. Sobre a estrutura organizacional, é correto afirmar:

O planejamento é a função administrativa que define os objetivos e decide sobre recursos e tarefas necessários para alcançar esses objetivos adequadamente. Como principal decorrência do planejamento, os planos servem como guia e balizamento para a realização dos objetivos organizacionais. Nesse contexto, o plano tático

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