COMPERVE UFRN - Questões de Administração

A COMPERVE - Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN aplica diversas provas objetivas, inclusive para Tribunal de Justiça, processo seletivo e diversos outros órgãos públicos. Aqui nesta página separamos diversas questões de nível médio e superior para resolução grátis.

A metodologia 5S foi criada no Japão, na década de 50, para ajudar na reconstrução do país após a II Guerra Mundial. Ela é utilizada na etapa inicial de um processo de implantação da qualidade total em uma organização, e sua denominação reúne a primeira letra de cinco palavras japonesas. Em português, compõem a metodologia, os sensos de
  • A. limpeza, diversificação, produtividade, arrumação e centralização.
  • B. produtividade, acumulação, centralização, disciplina e padronização.
  • C. padronização, utilização, acumulação, diversificação e higiene.
  • D. utilização, arrumação, limpeza, disciplina e higiene.
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Com a evolução das teorias administrativas, o foco passou da visão do “homem econômico” para organizações com aspectos multivariados. Nesse sentido, a teoria da contingência
  • A. enfatiza a busca de soluções democráticas e flexíveis para os problemas organizacionais, priorizando as pessoas.
  • B. considera que a compreensão dos sistemas organizacionais somente ocorre quando envolve a interdependência entre todas as suas partes.
  • C. destaca o processo decisório e procura tratá-lo de modo lógico e racional, por meio de uma abordagem quantitativa dos seus recursos.
  • D. enfoca a organização de dentro para fora, colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações.
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O tema da estrutura organizacional foi considerado muito importante, principalmente na década de 1960 e na primeira metade dos anos 1970. Apesar da mudança de ênfase para outros temas da área organizacional, a importância da estrutura para a dinâmica das organizações ainda é reconhecida. A respeito desse tema, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) De acordo com as pesquisas sobre a estrutura das organizações, apesar de serem fenômenos multidimensionais, a complexidade, a formalização e a centralização variam muito pouco dentro de uma organização, pois geralmente são elementos com grau de intensidade semelhante entre si.

( ) A formalização, uma característica importante da estrutura das organizações, não é um conceito neutro. Quando se acredita que os membros sejam capazes de exercer julgamento e autocontrole excelentes, a formalização é baixa; quando eles são encarados como incapazes de tomarem suas próprias decisões, exigindo um grande número de normas para orientar seu comportamento, a formalização é elevada.

( ) Diversas variáveis estruturais críticas estão diretamente vinculadas à natureza da tecnologia das organizações. Diante disso, aspectos vitais das estruturas organizacionais, como o número de níveis da hierarquia administrativa, a amplitude de controle dos supervisores de primeiro escalão e a proporção de gerentes e supervisores em relação ao restante de pessoal, são afetados pelo tipo de tecnologia utilizada pela organização.

( ) A estrutura organizacional é um meio complexo de controle que é continuamente produzido e recriado em interação e que, ainda assim, modela essa interação. Por isso, afirma-se que as estruturas organizacionais são constituídas e constitutivas.

( ) A complexidade de uma estrutura organizacional está relacionada à quantidade de unidades que a organização possui espalhadas geograficamente e, também, pelo número de divisões e departamentos que podem ser especializados funcionalmente. Outro critério a ser considerado em termos de complexidade da estrutura organizacional é a extensão de sua hierarquia.

  • A. V – V – F – V – F
  • B. F – F – F – V – F
  • C. F – V – V – F – V
  • D. F – V – V – V – V
  • E. V – F – V – F – V
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A mudança organizacional é um processo complexo que altera a relação entre a organização e o seu meio ambiente e pode ocorrer de forma planejada ou não. Em relação às abordagens, assinale a alternativa em que todas se referem à mudança planejada.
  • A. Mudança estrutural, mudança tecnológica, mudança das pessoas ou a combinação desses três aspectos.
  • B. Descongelamento, mudança propriamente dita, resistências às mudanças e congelamento.
  • C. Educação/capacitação, participação, negociação, consolidação ou a combinação desses quatro aspectos.
  • D. Descongelamento, mudança administrativa, resistências às mudanças, sensibilização e consolidação.
  • E. Análise das forças e fraquezas, análise das ameaças e das oportunidades, elaboração do swot e implantação das mudanças.
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Não se pode compreender claramente a dinâmica das organizações sem reconhecer a importância do conflito organizacional. Com relação a esse tema, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A dependência mútua nas tarefas também é uma situação potencial de conflitos nas organizações.

( ) Existem diferentes bases do conflito organizacional. Uma delas é o conflito funcional, que está relacionado com a existência de vários subsistemas dentro das organizações, os quais desenvolvem normas e valores próprios. Outra base do conflito é a diferença de personalidade entre os indivíduos.

( ) Conflito funcional é uma forma de conflito de base organizacional, que decorre de lutas dos grupos de interesse em torno das recompensas de status, prestígio e recompensas financeiras.

( ) A inadequação do uso exclusivo da abordagem individualizada do conflito nas organizações baseia-se no fato de que a própria natureza das organizações também contribui para as situações de conflito.

( ) O conflito hierárquico é aquele decorrente do fato de que todo subsistema de uma organização tem suas funções características, desenvolve suas próprias normas e valores e se caracteriza por uma dinâmica própria, contendo elementos importantes de conflito potencial.

  • A. V – F – V – F – V
  • B. V – V – F – V – F
  • C. F – V – F – V – V
  • D. V – F – V – V – F
  • E. F – F – V – F – V
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A capacidade de influenciar o comportamento das pessoas nas organizações nos remete às discussões sobre a dinâmica do poder em seu interior. Em relação a esse tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Existem diferentes tipos e fontes de poder nas organizações. Nesse sentido, podemos identificar como tipos de poder o de recompensa, o coercitivo, o legítimo, o de referência e o de especialização.

II. As fontes de poder relacionadas ao poder coercitivo são a experiência, o conhecimento e o talento, e as relacionadas ao poder de referência são a atração e o carisma.

III. Além de derivar de fontes interpessoais, o poder também se origina da estrutura das atividades e do fluxo de informações encontradas em toda a organização. Assim, dentre as características organizacionais que moldam as relações de poder, podem-se citar a redução da incerteza, a substituibilidade e a centralidade.

IV. De acordo com o modelo de contingências críticas, tudo o que uma organização e suas diversas partes necessitam para realizar suas metas e continuar a sobreviver pode ser classificado como contingência crítica. A obtenção do controle de recursos é uma maneira de se reduzir a incerteza quanto à disponibilidade permanente dessas contingências críticas e uma forma de indivíduos ou grupos adquirirem poder na organização.

V. A capacidade de uma pessoa ou grupo de adquirir poder também é afetada pela centralidade ou pela posição no interior do fluxo de trabalho em uma organização.

  • A. Somente as afirmativas II, IV são corretas.
  • B. Somente as afirmativas I, II, IV são corretas.
  • C. Somente as afirmativas II, III e V são corretas.
  • D. Somente as afirmativas I, III, IV e V são corretas.
  • E. Somente as afirmativas I, III e V são corretas.
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A respeito da cultura organizacional, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A cultura organizacional é entendida como o principal indicador do grau de satisfação dos participantes de uma organização.

( ) No nível mais profundo da cultura organizacional estão os artefatos visíveis, como o layout e as formas de gestão da organização.

( ) Os aspectos simbólicos e inconscientes fazem parte da cultura organizacional.

( ) A cultura organizacional é composta exclusivamente por elementos mais estáveis da organização e, portanto, não pode ser modificada de forma ativa e intencional.

( ) A cultura organizacional estabiliza e fornece estrutura e significado aos membros da organização.

  • A. V – F – V – F – V
  • B. F – V – F – V – F
  • C. V – V – F – V – F
  • D. F – F – V – V – F
  • E. F – F – V – F – V
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Numere a coluna 2 de acordo com o apresentado na coluna 1, identificando componentes dos diferentes níveis de análise em comportamento organizacional, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. II – III – I – II – I
  • B. III – III – II – II – I
  • C. III – II – I – I – II
  • D. II – I – II – III – III
  • E. III – I – II – III – II
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Quando analisamos as diferentes teorias da Administração, percebemos maneiras distintas de compreender o indivíduo. Nesse sentido, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A Escola de Relações Humanas teve o grande mérito de revelar uma maior complexidade relativa ao comportamento humano nas organizações, o qual não depende apenas de estímulos econômicos, como diziam os teóricos da Escola Clássica, mas é também influenciado por fatores de ordem social e afetiva.

( ) Os autores da Escola de Relações Humanas têm em comum com os autores clássicos a consideração do homem como um ser passivo, que reage de forma padronizada aos estímulos aos quais é submetido na organização.

( ) O conceito de homem complexo vai além do conceito de “homo social”, desenvolvido pela Escola de Relações Humanas. O homem complexo tem necessidades múltiplas, não só as de associação e filiação a grupos informais, como propunha essa escola.

( ) São características do homem social, conforme a Escola de Relações Humanas, necessidades múltiplas e complexas, desejos de autodesenvolvimento e realização e autonomia de pensamento.

( ) O conceito de homem complexo, que embasou o movimento de humanização do trabalho, foi criticado, uma vez que, embora ampliasse a compreensão do indivíduo em comparação às teorias anteriores, pressupunha que o ser humano buscasse sua realização e construísse sua identidade necessariamente nas relações de trabalho.

  • A. V – V – V – F – V
  • B. F– F – V – F – V
  • C. F – V – F – V – F
  • D. F – V – V – F – F
  • E. V – F – F – V – F
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Para fins de preservação do patrimônio de órgão e entidades públicas, faz-se necessário elaborar um instrumento de controle dos seus bens móveis e imóveis de maneira a permitir, entre outros, o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e de suas eventuais necessidades de manutenção e reparo. Esse instrumento é denominado
  • A. inventário físico.
  • B. contrato de preservação.
  • C. relatório de gestão.
  • D. contabilização patrimonial.
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