Questões sobre Abordagem Contigencial da Administração

No que diz respeito ao desempenho organizacional, quatro conceitos têm sido fruto de intensa reflexão: compressão estrutural; centralização/descentralização; distinção entre Linha e Staff; estrutura matricial e horizontal.

Nesse contexto, a(o)

  • A. compressão estrutural tem o objetivo de reestruturar a organização a fim de que o trabalho necessário seja executado da melhor forma com menos recursos humanos.
  • B. organização horizontal é projetada para a execução de tarefas, enquanto a matricial volta-se para viabilizar o processo.
  • C. empresa horizontal deve reduzir o número de funcionários em contato direto com fornecedores e clientes a fim de alocá-los em equipes de gerenciamento.
  • D. aumento do fluxo de informação dentro de uma organização tornou mais fácil estimular a centralização.
  • E. impacto dos sistemas de informação gerencial reforçou a distinção entre linha, que executa operações de rotina, e staff, encarregado do planejamento.
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Com a evolução das teorias administrativas, o foco passou da visão do “homem econômico” para organizações com aspectos multivariados. Nesse sentido, a teoria da contingência
  • A. enfatiza a busca de soluções democráticas e flexíveis para os problemas organizacionais, priorizando as pessoas.
  • B. considera que a compreensão dos sistemas organizacionais somente ocorre quando envolve a interdependência entre todas as suas partes.
  • C. destaca o processo decisório e procura tratá-lo de modo lógico e racional, por meio de uma abordagem quantitativa dos seus recursos.
  • D. enfoca a organização de dentro para fora, colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações.
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Sobre o ambiente interno e externo das organizações, é correto afirmar:
  • A. O ambiente interno tem geralmente maior influência sobre o resultado financeiro das empresas do que o ambiente externo.
  • B. Os empregados e os equipamentos de produção fazem parte do ambiente externo da organização.
  • C. O ambiente externo tem geralmente maior influência sobre o resultado financeiro das empresas do que o ambiente interno.
  • D. O ambiente interno é aquele que não está sob o controle da administração da organização.
  • E. Os fornecedores, os clientes e o governo fazem parte do ambiente externo da organização.
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Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), de acordo com o texto.

( ) De acordo com a Teoria Contingencial, a liderança é um fenômeno dependente dos fatores líder, seguidores e situação.

( ) Segundo a Teoria dos traços de personalidade, o líder democrático é aquele que busca discutir as decisões em conjunto com a equipe e valoriza a participação de todos. Sua liderança caracteriza-se pela preocupação com as relações humanas.

( ) A Teoria dos traços de personalidade é centrada na figura do líder e busca identificar características e traços físicos, intelectuais, sociais e profissionais.

( ) O estilo de liderança laissez-faire, comparativamente ao democrático e autocrático, é o estilo que dá mais liberdade aos funcionários, desempenhando um papel discreto e permitindo que os subordinados tomem suas próprias decisões.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V • V • V • V
  • B. V • V • F • F
  • C. V • F • V • V
  • D. F • V • F • F
  • E. F • F • V • F
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Quanto às principais abordagens da administração e à evolução da Administração Pública no Brasil, julgue os itens a seguir. Segundo a teoria da contingência, as variáveis ambientais são dependentes das técnicas administrativas utilizadas pela organização.
  • C. Certo
  • E. Errado
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De acordo com o estudo da evolução do pensamento administrativo, assinale a alternativa correta:
  • A. As Teorias Científica, Clássica e das Relações Humanas são abordagens de sistemas abertos.
  • B. Na Teoria da Contingência se enfatiza a importância da tecnologia e do ambiente.
  • C. A Teoria das Relações Humanas despreza os objetivos organizacionais, pois o foco da teoria é a motivação.
  • D. Na Teoria Comportamental o funcionário é visto como um homem social.
  • E. Na Abordagem Estruturalista e dos Sistemas refletem uma abordagem prescritiva e normativa.
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Com relação a Abordagem Contingencial, assinale a alternativa incorreta:
  • A. A tecnologia é uma das variáveis principais da teoria que revela que estas influenciam e condicionam o funcionamento de uma organização e sua estrutura.
  • B. Nessa abordagem, os aspectos comportamentais são variáveis condicionantes da estrutura organizacional e elemento central para a performance organizacional.
  • C. O modelo de abordagem contingencial da administração pressupõe alto valor agregado e prioriza as habilidades técnicas na estrutura administrativa.
  • D. As variáveis de tamanho da organização, de diferenças individuais, de incerteza ambiental e de tecnologia das tarefas, são elementos centrais da teoria.
  • E. No Modelo Contingencial de Administração a tecnologia e o ambiente condicionam a forma de gerir a organização.
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Analise a situação a seguir.

É dezembro, época em que Antônio sabe que sua organização realiza reuniões em grupo e individuais. Um ponto que Antônio considera muito importante é sua avaliação por seu chefe ou superior. Essa avaliação é, resumidamente, um balanço de seu trabalho, das metas e resultados alcançados, mas também a opinião de seus colegas e de seu próprio chefe sobre seu comportamento no ano que passou.

O trecho destaca dois temas principais, são eles:

  • A. eficácia e eficiência.
  • B. competência e divisão do trabalho.
  • C. comportamento organizacional e equipes.
  • D. desempenho e relacionamento interpessoal.
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No contexto organizacional, existe um consenso de que o diferencial da empresa está intimamente ligado ao elemento humano, sendo este um fator crítico de sucesso.

Fatores críticos de sucesso são aqueles que

  • A. possibilitam à empresa demonstrar ao mercado os seus aspectos técnicos e conceituais representados em seus indicadores de desempenho econômico- -financeiro.
  • B. explicitam o conhecimento existente na empresa e é encontrado em manuais, livros e registros diversos, expressando o seu know-how.
  • C. influenciam diretamente a cultura do indivíduo após este ser admitido na empresa, e, como consequência, têm o seu comportamento profissional e pessoal modificado.
  • D. asseguram um desempenho competitivo de sucesso para a organização, representando as áreas-chave em que tudo deve dar certo para que o negócio tenha vantagem competitiva.
  • E. representam os recursos indispensáveis ao processo produtivo de bens materiais, oferecidos pela empresa ao mercado, e são conhecidos também como capacidade empresarial.
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O diretor de operações de uma empresa do setor de serviços tem percebido que seu desempenho está abaixo do esperado e, para informar-se melhor disso, elaborou uma pesquisa de satisfação, que será realizada com seus clientes. Além dessa pesquisa, também elaborou uma carta de controle para acompanhamento de seus processos. Seu objetivo é identificar os processos em que há maior nível de insatisfação de seus clientes e quais desses processos apresentam maior frequência de resultados fora dos padrões estabelecidos.

Esse diretor de operações, ao escolher esses dois instrumentos para a avaliação do desempenho da empresa e de posse dos resultados, deverá

  • A. rever seu planejamento estratégico, já que as ações ali planejadas não surtiram o efeito esperado.
  • B. identificar os gaps de seus processos e adotar as ações corretivas necessárias, procurando atender às expectativas de seus clientes.
  • C. alterar a política da empresa, já que esta é associada, diretamente, pelos clientes, ao seu propósito, e este não está sendo cumprido, tendo em vista seu desempenho abaixo do esperado.
  • D. criar uma área de atendimento ao cliente, possibilitando a resolução dos problemas que aparecem, pontualmente, melhorando assim o relacionamento empresa-cliente.
  • E. substituir as pessoas responsáveis pelos processos, os quais têm maior índice de insatisfação dos clientes.
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