Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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Listagem de Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

O fato dos alunos terem assimilado o conteúdo do curso e a qualidade do relacionamento entre professor e aluno indicam resultados de treinamento no nível da aprendizagem.

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

A avaliação de treinamento pode ser definida como uma coleta sistemática de informações descritivas e valorativas necessárias para tornar eficazes as decisões relacionadas à seleção, à adoção, à valorização e à modificação de várias atividades instrucionais.

Uma das competências que o profissional de Recursos Humanos deve ter para o planejamento de programas de treinamento é a habilidade de disseminar valores, como o da cooperação.

A técnica de desenvolvimento organizacional, tipo desenvolvimento de equipes, tem as seguintes características:

Em virtude das constantes modificações macroambientais, competição por nichos e segmentos de mercado, necessidade de modernização das instituições públicas e maior competição interna por ascensão na carreira, é consenso nas organizações a importância do treinamento e desenvolvimento em todos os níveis institucionais. Pessoas preparadas produzem melhor e se sentem mais autoconfiantes em organizações privadas e públicas. Sobre treinamento e desenvolvimento, identifique as afirmações corretas:

I. Há diferenças entre treinamento e desenvolvimento. Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos e atitudes que busquem a melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais. Desenvolvimento é um processo de longo prazo que inclui, além do treinamento, a carreira e outras experiências.

II. Um programa de treinamento deve preparar as pessoas que substituirão as que vão saindo das organizações; preparar os profissionais para novas atividades e ocupações; desenvolver gestores que se movimentem vertical e horizontalmente; possibilitar rápida modificação do conteúdo do trabalho e das transformações tecnológicas.

III. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto basicamente de quatro etapas: o diagnóstico, que é o levantamento de necessidades de treinamento; o desenho, que é a elaboração do programa de treinamento; a implementação, que é a aplicação e condução do programa de treinamento; a avaliação, que é a verificação dos resultados do treinamento.

IV. A avaliação de treinamento deve ser feita em cinco níveis: reação (satisfação com o evento); aprendizagem (alcance dos objetivos instrucionais); comportamento no cargo (transferência do conhecimento para o trabalho realizado); organização (funcionamento da organização e mudanças decorrentes do treinamento); e valor final (relação custo e benefício).

É corretor afirma que:

Na sociedade do conhecimento, o capital intelectual é o principal diferencial competitivo das organizações. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto é, com aprendizagem no nível individual.

As quatro etapas de um processo de treinamento sistemático e contínuo, são:

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